sábado, 24 de outubro de 2009

Universidade em Caçador na UTI, em estado de coma

Neste sábado, 24 de outubro, quando se comemora em Santa Catarina a “Semana do Contestado” (em Caçador, não!) recebemos uma boa e gratificante notícia, a respeito da realização da Assembléia Geral Extraordinária da Fundação UnC-Caçador realizada na noite de 21 de outubro. Chegou-nos a informação, de fonte segura, participante, fidedigna que, contados os membros presentes à convocada reunião, estes foram insuficientes para obter-se o quorum mínimo necessário à alteração estatutária da entidade, como queriam seus presidentes.


A alteração estatutária proposta, com todos os seus ingredientes, sem o quorum legal exigido pelo Código Civil Brasileiro para isso, ruiu ali por inteiro. Nem mesmo a mudança da denominação, de Fundação UnC-Caçador para Fundação Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – Fuarpe, valeu e, com isso, sequer pode ser instituída a pretendida nova entidade Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe – Uniarp.

Também chegou a nós a informação de que não foi advogado nem educador de Caçador quem fez o trabalhinho “copi-cola” de produção de um possível novo estatuto para a Fundação UnC-Caçador (que, então, continua existindo legalmente) e autor de um possível instrumento para uma nova entidade mantida (então, inexistente). Que boa notícia! Ela nos dá conta de que nossos corpos locais de advogados e professores se mantêm íntegro. Tínhamos certeza disso. Nenhum deles se prestaria a fabricar um documento sob o selo do plágio, com a chancela da fraude. Entretanto, as presidências da Fundação UnC-Caçador deveriam revelar à população quem fez aquele trabalho sujo de apropriação indevida, de refração, de “cola”.

A integridade dos homens caçadorenses que atuam nas lides forenses nos dá, também, certamente, a garantia suprema de que nenhuma lista de presenças será adulterada (coleta posterior de assinaturas para encher os espaços em branco dos que não compareceram) e que nenhuma ata de assembléia será forjada (tipo constar coisas que não aconteceram, até porque há testemunhas vivas que não permitiram isso). Assim, nada de falsificações a manchar nosso corpo. Ótimo. Podemos seguir em frente.

No decorrer da semana, pessoas que não deveriam ter se metido nesta encrenca, mas entraram nela, uns pelo jeito sorridentes e felizes para poder bagunçar o que se queria arrumar e para desorganizar o que se queria organizar, entre outras pessoas deveras preocupadas com o que está acontecendo, tentaram aliciar alguns dos mais destacados professores e/ou funcionários do Campus de Caçador da UnC, para “virarem-a-casaca” e se posicionarem ao lado dos que decidiram (por sua conta e risco) que a Fundação UnC-Caçador “NÃO” participaria do processo de unificação da UnC. Até promessas de reitor foram distribuídas a granel.

Ora, os professores e funcionários realizaram quatro sessões, entre reuniões e assembléias (abertas ao público) e nas quatro oportunidades fecharam questão de forma unânime pelo “SIM” à participação da Fundação UnC-Caçador ao processo de unificação administrativa da UnC. Então, caso um ou alguns “pulassem-para-o-outro-lado”, não apenas seriam repelidos pelo corpo de empregados da Instituição, seriam desprezados e desconsiderados, tidos como traidores de uma causa – no caso, a defesa da integridade da nossa universidade, a UnC.

Mas... não está fora de cogitação que alguém amanhã venha a mudar de lado.

Chegou-nos também a notícia de que as duas partes (não seriam três partes, se considerarmos aquela que está lá fora, colocando fogo no circo?) de cada lado da rua, marcaram um encontro, a acontecer em Florianópolis, junto com o Promotor de Justiça, no Conselho Estadual de Educação... dia 30 de outubro, ou seja ainda daqui a uma semana!

E depois das mais recentes balbúrdias, soube que, dia 22, o Conselho Acadêmico da UnC-Caçador tomou posição corajosa de nada mais decidir sobre cursos, vagas, alunos, calendários e vestibulares para 2010, até que as duas partes envolvidas na questão “unificação” parem de embromar. Para tudo até dia 30!

E Educação Superior em Caçador entrou na UTI e está em estado de coma profundo!

Então, depois do dia 30 de outubro (lembrando que 2 de novembro é finados), poderemos ter: ou recuperação do doente, ou morte seguida de velório e sepultamento, ou festa da ressurreição!

Vive-se no Campus de Caçador da UnC, hoje, uma situação inusitada, com salas de aula cada vez mais vazias, com corredores escuros deixando na lembrança o corre-corre de tempos atrás e até do primeiro semestre de 2009. Vemos no semblante dos alunos, dos professores e dos funcionários, que há pouca alegria, muita preocupação. Paira no ar um misto de desmotivação, de tristeza e de consternação. Infelizmente, estamos perdendo o pique universitário que tantas alegrias já trouxe para nossa cidade com a UnC!

Pior: olha-se para o outro lado da rua e nada se vê, nada se ouve. Nenhum aceno lá de dentro. Portas fechadas. O clima é de radicalização extrema.

Tudo isso é muito triste, mas verdadeiro. Pobre comunidade acadêmica de Caçador!

Mas... e se, a tempo, a gente resolvesse reagir?

Nilson Thomé, 24/10/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário