segunda-feira, 12 de outubro de 2009

UnC: uma Universidade que não serve, para o Eduardo

Pró-reitoria de Ensino da UnC manifesta sua indignação
Diante dos tristes acontecimentos que envolvem o Campus de Caçador da Universidade do Contestado, a professora Clarice Gaudêncio, Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Contestado – UnC, enviou-nos correspondência, colaborando com este blog para a difusão de informações com o diferencial da liberdade. Referindo-se a um artigo que foi vinculado no “informe”, pelo autor Eduardo Bisotto, na semana passada, diz ela que “jornais de Caçador brincam com nossa paciência mesmo, e ao ler este texto não consegui ficar sem responder”. Ele enviou esta missiva [aqui adaptada para o mundo virtual] para o jovem Eduardo Bisotto, que não a publicou, como poderia, dentro do direito de resposta:

Prezado Eduardo,

Li sua coluna, no Jornal INFORME sobre o processo de unificação e sobre a Universidade do Contestado, a partir disso, resolvi escrever-lhe.
Não é possível entender algumas colocações que fez em seu texto. Fiquei espantada por saber que você pensa que a nossa universidade, por sua idade está “defasada”. O que diria das grandes universidades brasileiras como: Universidade de São Paulo, que foi criada no ano de 1934 e está com 75 anos; Universidade de Campinas, criada em 1962, com 47 anos; Universidade Federal do Paraná, criada em 1912, com 97 anos; Universidade Federal de Santa Catarina, criada em 1932, com 77 anos, e da renomada Universidade de Harvard, criada em 1636, com 373 anos.
A criação da Universidade no Brasil é considerada por muitos estudiosos como tardia, pois somente em 1920 foi criada a primeira universidade brasileira.
A história mostra que a Universidade é sempre repelida, pois prejudica o controle dos “reis e coronéis”. Tem muitos e bons livros que tratam deste assunto com excelência. Sugiro que os leia, eu tenho alguns e posso lhe emprestar, caso seja de sua vontade.
Outra questão chamou-me a atenção. Você diz que nossos cursos estão defasados? Você não está imaginando que nossos cursos têm o mesmo formato desde sua criação, não é? Os cursos de graduação passam permanentemente por reformulações. Precisamos atender constantemente a legislação e as diretrizes educacionais, bem como, as tendências da nossa sociedade. Isso faz com que o tempo todo atualizemos nossos Projetos Pedagógicos dos Cursos - PCCs. Caso tenha alguma dúvida sobre essa situação, sugiro que converse com os Coordenadores de Curso: Paulo Campos (Administração) e César Antonio Figueroa (Ciências Contábeis), que são, em sua opinião, os “cursos defasados” e que, pelo que entendi no texto do jornal, já deveriam ter sido extintos da UnC, ou se preferir, podemos agendar um encontro, com a participação de nossos coordenadores de curso, para que você nos traga sugestões de como podemos melhorar nossos cursos, através da reformulação de nossas matrizes, ou se preferir podemos agendar uma entrevista.
Lamento seu equívoco, você se referiu no texto “Essa universidade não serve”, a dois dos cursos mais procurados, não apenas na UnC mas na grande maioria da universidade brasileiras. Além disso, a UnC não tem a intenção de formar somente profissionais para Caçador, por isso primamos pela qualidade, haja vista que se nossos egressos tiverem intenção de sair para grandes centros, estes devem estar aptos e bem preparados. Os coordenadores já mencionados, certamente, tem nomes de egressos que comprovam o fato.
Não sei se é do seu conhecimento, mas os cursos não são criados ou reformulados de acordo com a vontade das pessoas. Existem legislações específicas para a elaboração dos PPCs e que orientam os trabalhos dos coordenadores de curso, não somente da UnC, mas de todas as universidades brasileiras. Aliás, qual é sua formação acadêmica?
Na verdade o interesse em criar novos cursos é comum a todos, concordo plenamente com você. Mas não entendo o porquê de acabar com cursos que são tradicionais na UnC para criar cursos novos. A sociedade precisa de profissionais de todas as áreas do conhecimento. A UnC possui vários cursos na área da Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (Concórdia), Jornalismo (Concórdia), Rádio e TV (Canoinhas), Marketing (Canoinhas) e Relações Públicas (Mafra), além de muitos outros.
Realmente a UnC precisa melhorar sua titulação docente. Chega de ouvir discursos de pessoas que não tem entendimento das necessidades de uma universidade e que entendem que professores com melhores titulações são muito caros. Além disso, os professores não esperam receber por um “número de horas”. A universidade precisa de professores em tempo integral, para o desenvolvimento de pesquisa e extensão, conforme exigências da LDB nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – Artigo 52. Assim, é mister o cumprimento da legislação educacional.
Outro parágrafo confuso em seu texto é o penúltimo, pois todos os recursos de Caçador são investidos em Caçador, ao menos deveria ser assim, pois até hoje nada se suspeitou de desvios, será que isso procede? A Fundação UnC-Caçador nunca manteve sozinha a Reitoria. Porém, quando você se dispõe a ser mantenedora de uma Universidade você precisa saber que esta instituição tem sim uma Reitoria. Existe alguma Universidade que não tem a sua Reitoria? A não ser que você se refira a outro tipo de instituição.
Infelizmente, 52 pessoas disseram não ao maior projeto de Caçador. O projeto que consolidou toda a região do Contestado, que deixou de ser conhecida por região de conflito, para aquela que tornou acessível a formação universitária a todos aqueles que não tem condições de estudar nos grandes centros e que a Educação Superior não passaria de uma utopia.
Quando você questiona a qualidade da Universidade está questionando o título de muitos “excelentes” profissionais, como por exemplo, o Professor Paulo Campos e César Antonio Figueroa, já citados por coordenarem cursos que foram criticados em seu texto e que certamente se sentiram ofendidos com suas idéias, já que ambos têm dedicação incontestável dentro da Universidade do Contestado. Particularmente, eu me ofendi por eles e por todos os demais profissionais da área acadêmica de toda a UnC que se empenham diariamente pela melhoria desta instituição que cresceu imensamente. E que teve um crescimento visível graças ao incansável empenho e aos estudantes que acreditaram nos serviços educacionais prestados.
Lamento muito que o grande projeto de Caçador, talvez o maior já criado, para a melhoria da região de abrangência tenha recebido um não, de forma tão relapsa.
Para você que é uma pessoa da imprensa e tem a responsabilidade de levar até a população os fatos com exatidão e seriedade, é importante entender o processo em questão que se refere a organização jurídica, ou seja, das Fundações Mantenedoras da UnC. Quando da criação da Universidade do Contestado seis mantenedoras se comprometeram em fazer sua manutenção. E isso, de acordo com a lei em vigor não está correto. Sendo assim, por determinação do Ministério Público, teve início o processo de unificação das FUNDAÇÕES, não da UnC que já é uma única IES. Basta que a lei seja estudada para entender que este processo foi necessário. Infelizmente num grande equivoco, teve início um processo de descaso contra a UnC, imagino que até por falta de conhecimento de algumas pessoas. Se você ler o Código Civil e a Lei das Fundações poderá entender melhor sobre o funcionamento, organização e finalidades de uma Fundação.
Com o não da Assembléia Geral da Fundação UnC-Caçador, a UnC não deixou de existir, perdeu uma de suas mantenedoras, e talvez, infelizmente um de seus campi.
É inconcebível alguém que certamente não conhece nossa universidade dizer que ela “não serve”. Não esqueça que esta instituição titulou muita gente que tem no seu diploma o nome “UNIVERSIDADE DO CONTESTADO”.
Esta Universidade que “você” entende que não serve, ofereceu melhoria na qualidade de vida de muitas pessoas em toda a região de abrangência.
Esta Universidade que “você” entende que não serve titulou inclusive algumas pessoas que estão fechando as portas para esta, que abriu portas para muitos.
Esta Universidade que “você” acha que não serve é a quarta maior Universidade do estado de Santa Catarina.
Esta Universidade que “você” diz que não serve é responsável pela grande maioria dos títulos universitários conquistados por caçadorenses e população regional.
Esta Universidade que para “você” não serve tem como estudantes pessoas cuja formação educacional já é evidente, mesmo ainda sem a obtenção do título. Demonstraram isso quando dia 06 de outubro tiveram os portões fechados e velados com policiamento. Que mesmo sendo insultados com a presença de muitos policiais e seguranças (que estavam em cumprindo com suas obrigações profissionais), que mesmo com a ameaça de escopetas, cães e cavalos, se mantiveram firmes em seu ideal e que certamente deram a maior lição de cidadania que Caçador já presenciou. Estudantes e professores do Campus Universitário de Caçador da UnC, devem ser parabenizados mil vez, pois apesar de tudo o que houve naquele dia, promoveram um espetáculo digno de primeira página em todos os jornais sérios que desejam um Brasil digno e forte através do “capital intelectual” e não por comandos desnecessários do “poder econômico”.
Mas eu verdadeiramente espero que esta Universidade, que para “você” não serve, não tenha lhe titulado, pois se isto ocorreu, talvez você não tenha merecimento sob o título obtido.
Sendo o que tinha, coloco-me a sua inteira disposição, para esclarecimentos referentes à UNIVERSIDADE DO CONTESTADO.

Atenciosamente

Profª M. Sc. Clarice Gaudêncio
Pró-Reitora de Ensino da Universidade do Contestado - UnC

Nenhum comentário:

Postar um comentário