segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Esclarecimentos à comunidade acadêmica de Caçador




ESCLARECIMENTOS À COMUNIDADE ACADÊMICA DE CAÇADOR

Nesta segunda-feira, 5 de outubro, o "Comitê Em Defesa de Caçador e da nossa UnC" começou a distribuir um panfleto na cidade, com o seguinte teor:

RESPOSTAS ÀS ALEGAÇÕES DE DIRIGENTES ADMINISTRATIVOS


DA FUNDAÇÃO UNC-CAÇADOR
QUE QUEREM SE RETIRAR DA UnC E PREGAM


O REBAIXAMENTO
DA UNIVERSIDADE PARA CENTRO DE ENSINO

1. “HAVERÁ O FIM DA FILANTROPIA COM A UNIFICAÇÃO”...
RESPOSTA DE QUEM DEFENDE A UnC: Estão fazendo continência com o chapéu alheio

A Fundação UnC-Caçador informou à Auditoria que “mantém +/- 850 alunos com bolsas de 50% e 100%”, dando a entender que isso é filantropia (as bolsas) praticada pela Instituição. Basta conferir nos editais assinados pela Diretoria Administrativa a relação dos alunos contemplados com bolsas próprias de assistência social, que isso não é verdade.
Não bastasse essa mentira, os dirigentes administrativos da Fundação local não informaram à Auditoria que os descontos de 50% e as isenções de 100%, lançadas a título de bolsas de estudos por assistência social, são pagas com o dinheiro dos alunos. Ou seja, mensalmente, do produto da arrecadação das mensalidades de todos os alunos, são subtraídas as bolsas. O aluno que não paga tem sua contribuição coberta pelo aluno que paga.
Então, quem pratica de fato e de direito a filantropia são os próprios estudantes, ao pagarem as mensalidades, e não a Fundação, que não busca recursos externos para pagar estas pseudo-bolsas. Essa é a “filantropia” que querem que se acredite existir.
Os alunos que têm bolsas do Art. 170 (do Estado) e bolsas de assistência social, continuarão recebendo normalmente, até por direito adquirido. Os alunos não perderão bolsas de estudos e de pesquisas.

2. “OS REBAIXADOS CURSOS DE GRADUAÇÃO SERÃO DO CENTRO”...
RESPOSTA DE QUEM DEFENDE A UnC: A Universidade é a detentora dos Cursos Superiores da UnC

A Universidade do Contestado oferece 20 (vinte) Cursos Superiores em Caçador e em Fraiburgo, usando as instalações da Fundação UnC-Caçador, entidade que é a sua parceira em Caçador e em Fraiburgo. Estes cursos foram criados, autorizados e reconhecidos pelo CEE/SC e pelo CFE/MEC pela Universidade do Contestado (Reitoria) e não pelo campus local.
Alguns dirigentes administrativos manifestam que querem retirar a Fundação UnC-Caçador da Universidade do Contestado, mentindo que “criarão um centro de ensino em trinta dias” e que “ficarão com os cursos” que não são seus.
A UnC não vai terminar se a Fundação UnC-Caçador se retirar do processo. As turmas da UnC em 2010 serão matriculadas nos cursos da UnC e terão suas aulas até o final, na entidade unificada que contratará os professores e emitirá seus diplomas da Universidade.

3. “CENTRO UNIVERSITÁRIO: MENSALIDADES SERÃO MAIS BAIXAS”...
RESPOSTA DE QUEM DEFENDE A UnC: É preciso aprender a fazer contas

Com a proposta “unificação”, seis entidades se resumirão a uma só. Isso significa eliminar cinco diretorias administrativas, cinco gerências financeiras, cinco assessorias de administração, cinco assessorias jurídicas, cinco setores de pessoal, cinco departamentos de compras, cinco núcleos de informática, cinco núcleos de imprensa, cinco contabilidades, cinco tesourarias... e na parte pedagógica, também muitos cincos... Essa redução gerencial, essa simplificação de procedimentos acadêmicos, que é almejada por qualquer Administrador de Empresas, consequentemente resultará em redução de custos.
As mensalidades escolares são fundamentadas em planilhas de custos. Reduzindo os custos, como podem insinuar que aumentarão as mensalidades? Os contrários à unificação parecem pinóquios.

4. “NOSSO PATRIMÔNIO SERÁ TRANSFERIDO”...
RESPOSTA DE QUEM DEFENDE A UnC: Nossos prédios terão pernas ou aprenderão a voar?

Essa diretoria administrativa que está no poder da Fundação UnC-Caçador em 2006 recebeu o Campus da UnC para cuidar bem dele por quatro anos. São vários prédios, equipados com salas de aulas, biblioteca, laboratórios, teatro, ginásio de esportes, etc.
Alega-se que, com a unificação, Caçador perderá seu patrimônio para os demais campi da Universidade do Contestado. Isso é sério? O Teatro do Contestado será equipado com asas para voar até Canoinhas. O Bloco D, incluindo a Justiça Federal, será transferido por jamantas para Curitibanos. O ginásio de esportes será lançado tipo dardo até Mafra. Os laboratórios e a biblioteca serão desmontados para ir de espaçonaves para Concórdia. Isso cabe na cabeça de pessoas inteligentes?

5. “CAÇADOR PERDERÁ A PROPORCIONALIDADE NA UnC”...
RESPOSTA DE QUEM DEFENDE A UnC: Certos figurões locais deixarão de mandar na Universidade

Desde 1992, quando foi autorizada, a Universidade do Contestado é formada por cinco unidades, cada qual com representatividade de 20%, ou seja, tipo casamento com comunhão de bens. Com a unificação administrativa, esta representatividade de Caçador, que é de 1/5 pedagogicamente, continuará igual, pois a UnC continuará igual depois de unificada.
O que vai acontecer, de fato, é que os atuais dirigentes administrativos locais deixarão de existir como tal e, assim, não terão mais cargos, perderão o poder de, por conta própria, por exemplo, contratar quem bem entenderem, gastar como quiserem, darem as ordens, etc. Sim: perderão o poder e terão que sepultar a mosca azul que os mordeu em 2006. A UnC será administrada profissionalmente seguindo as orientações de um comando único, que continuará em Caçador, mas do outro lado da rua.




Nenhum comentário:

Postar um comentário