quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Mais ações na Justiça contra a Fudação UnC-Caçador

Requerida à Justiça a anulação da Assembléia

da Fundação UnC-Caçador de 6 de outubro

Tramita no Fórum da Comarca de Caçador mais uma ação judicial contra a Fundação Universidade do Contestado Campus de Caçador, esta impetrada conjuntamente pelo prof. Guerino Bebber e pelo Centro Acadêmico de Direito do Campus de Caçador da UnC, representada pelo seu presidente, Douglas Renan Klabunde, agora reivindicando a anulação de ato jurídico, com antecipação de tutela, pedindo a declaração da nulidade da Assembléia Geral Extraordinária desta entidade, realizada a 6 de outubro de 2009, quando houve confusa manifestação “contra o processo de unificação”.

Anteriormente, atendendo a ação impetrada pelo prof. Nilson Thomé, dia 13 de outubro o Poder Judiciário já havia determinado a suspensão da realização de uma nova Assembléia Geral Extraordinária, que havia sido convocada para esta data pelo presidente da Fundação UnC-Caçador, objetivando alterar o Estatuto da entidade, conforme – segundo ele – havia sido decidido na Assembléia anterior, do dia 6.

A nova ação, esta de anulação da Assembléia de 6 de outubro, proposta por Bebber e pelo CAD, está hoje (14 de outubro) tramitando na Vara Cível da Comarca de Caçador, na expectativa de uma decisão do MM. Juiz de Direito nos próximos dias, ou melhor antes de 21 de outubro, nova data marcada pelo presidente da Fundação UnC-Caçador para a a realização de outra Assembléia, onde novamente pretende alterar o Estatuto para sacramentar a desunião desta entidade da Universidade do Contestado.

Vale relembrar que, por maioria, os estudantes, os funcionários e os professores do Campus de Caçador já se manifestaram, uma, duas e três vezes, pela “unificação já”, ou seja, pela unificação administrativa das mantenedoras da UnC, conforme projeto orientado pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina, contra o qual os presidentes administrativos da Fundação UnC-Caçador são contra e têm a intenção de tirar Caçador da UnC.

O movimento popular que defende a integridade da Universidade do Contestado não pára e não descansa. Outras ações já estão sendo preparadas para pronto ingresso em Juízo. Uma delas, por exemplo, emana da Associação dos Funcionários e Professores da UnC-Caçador, para processar criminalmente o Diretor-Presidente da Fundação UnC-Caçador, por ter solicitado força policial-militar, arbitrariamente, contra os estudantes, os funcionários e os professores, impedindo à força e sob guarda de vigilantes suas entradas no recinto do campus, na semana passada. Outra ação popular, contém encaminhamento de denúncia ao Conselho Estadual de Educação, contra as arbitrariedades praticadas pelo presidente da Fundação UnC-Caçador, sobrepondo-se ilegal e ilegitimamente à autoridade acadêmica da Universidade do Contestado.

Enquanto isso, a UnC anuncia que mantém abertos os concursos vestibulares para ingressos de novas turmas de todos os seus cursos em Caçador e em Fraiburgo no próximo ano. O fato de a presidência do Campus de Caçador informar (por sua conta e risco) que os cursos de graduação são do campus e não da UnC e que Caçador vai se retirar da UnC, isso não abala a comunidade acadêmica local que conhece a verdade dos fatos, mas lamenta que as desinformações tenham causado confusões na sociedade regional, desinformada, entre outras coisas, até pelo suspeito “silêncio” ou "tendência" de veículos de comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário