terça-feira, 20 de outubro de 2009

Plágio, fraude, apropriação, estelionato, cola e confração – Parte III

Todos nós (ou, pelo menos, boa parte), membros da Assembléia da Fundação Universidade do Contestado Campus de Caçador, recebemos dia 15 de outubro o Edital de Convocação assinado pelo cirurgião-dentista Luiz Eugênio Rossa Beltrami, Diretor-Presidente, para participarmos da assembléia extraordinária marcada para as 19 horas desta quarta-feira dia 21 de outubro, com a ordem do dia exclusiva:


1º - Discutir e deliberar sobre a Alteração Estatutária e Regulamento Geral, em que ocorrerá a criação de entidade mantida;

2º - Discutir e deliberar sobre os processos a serem instaurados junto ao Conselho Estadual de Educação necessários para a continuidade da prestação dos serviços educacionais.

Obs: Segue em anexo minuta da Proposta Estatutária [...] e do Regulamento Geral a ser analisado”.

Quando os presidentes da entidade conseguiram realizar a fatídica assembléia extraordinária do dia 6 de outubro e obter votos contrários à proposta de unificação administrativa da UnC, tive a oportunidade de manifestar toda a minha indignação pela prepotência, arrogância, irresponsabilidade dos dirigentes administrativos desta Fundação. Fui bastante claro ao afirmar que, pela primeira vez em meus 60 anos de idade e meus 60 anos de vida em Caçador, senti vergonha por ser caçadorense, ao ver, a partir das janelas da sala de reuniões, os estudantes na rua, cantando o hino nacional, pedindo para serem ouvidos e atendidos, defendendo a integridade e a existência da UnC em Caçador... acossados, ameaçados pela cavalaria, pelos cães amestrados, pelo camburão, pelas pistolas e escopetas da Polícia Militar, mais destacamentos extras da Guarda de Vigilância, chamados pelos mandatários da Instituição, para estarem ali, demonstrando força, tendo-se, assim, revelado o que são, para tais arbitrários dirigentes, os estudantes, os pais de alunos, os funcionários e os professores da Universidade do Contestado: baixaria? bandidos? malfeitores? arruaceiros? assaltantes de bancos? baderneiros?

Para 13 de outubro, os mesmos mandatários administrativos da Fundação UnC-Caçador tentaram realizar nova assembléia extraordinária, mas foram impedidos por decisão judicial, a meu pedido. Simultaneamente, outras partes ingressaram em Juízo com ações para anular a assembléia de 6 de outubro.

Agora, para 21 de outubro, estes presidentes da Instituição tentam realizar outra nova assembléia extraordinária, ainda negando-se a entender que o verdadeiro e real patrimônio da Fundação não são prédios e terrenos, mas sim, os estudantes, ou melhor, a juventude de Caçador e da região, e que este patrimônio de gente não pode ser relegado ou pisoteado pelo patrimônio de bens materiais. Não entendem que a Educação é a finalidade (atividade-fim) da UnC e que eles, os mandantes poderosos são instrumentos (atividade-meio) para que a Educação se realize.

Lendo a tal “alteração estatutária” e o tal “regimento geral” apresentado por Beltrami à sociedade caçadorense para ser “discutida e deliberada”... pasmem! NADA DE DOCUMENTOS NOVOS, ORIGINAIS, GENUÍNOS OU AUTÊNTICOS, oriundos de uma diretoria administrativa que deveria se pautar pela moral e pela ética... O que recebi para ler, analisar e deliberar, é um amontoado de folhas de papel, com textos caracterizados como cópias ilegais de outros documentos, uma falsificação deliberada da produção de outras pessoas, uma verdadeira pirataria cometida por falsificadores de textos. O material que recebi da Fundação UnC-Caçador é plagiado, mal-copiado, uma reprodução fora-da-lei, uma confração, um ato ilícito civil e criminal.

O Estatuto e o Regimento Geral propostos para deliberação pela assembléia extraordinária de 21 de outubro são documentos fraudados a partir dos verdadeiros originais, estes, conjuntos de normas ainda em fase de elaboração pelos grupos de trabalho da Universidade do Contestado, discutidos e aperfeiçoados dia-a-dia desde há três anos, para virem a instruir à “nova” e unificada UnC... grupos aos quais a Fundação UnC-Caçador não se dispõe a participar e a contribuir, mas que, agora, por conveniência e improbidade dos seus presidentes, copia descaradamente, melhor, copia-e-cola sem vergonha na cara!

Amigos: Estão querendo criar uma nova Instituição de Educação Superior em Caçador, em substituição à Universidade do Contestado, jogando no lixo quase vinte anos de investimentos, destruindo uma marca – UnC – consolidada em todo o Sul do Brasil, tudo isso sem necessidade, por causa de “patrimônio”, de “disputas pelo poder de mando” sobre a Educação. Mais ainda, irracionalmente: agora, os presidentes da Fundação UnC-Caçador querem instruir uma nova entidade sobre BASES criminosas de plágios, fraudes, confrações, fundamentada em colas, apropriação indevida, estelionato.

Não quero participar dessa sujeira! Quero voltar a ter orgulho de ser caçadorense! Não participarei desta assembléia extra convocada para 21 de outubro!!!

Nilson Thomé, 20/10/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário