sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Aulas normais na UC Caçador a partir de 14 de outubro


Não houve as aulas habituais no campus de Caçador da Universidade do Contestado na noite desta sexta-feira 9 de outubro pois, novamente, a comunidade adadêmica permaneceu em reunião: a dos alunos no Teatro do Contestado, e a dos professores e funcionários no Auditório da Reitoria. Conforme havia sido deliberado na noite anterior, as aulas de 9 de outubro serão consideradas aulas cívicas ou aulas de cidadania, extraordnárias, inclusas nos diários-de-classe das aulas, da mesma forma como foram as aulas do dia 8.

Em um lado e no outro, de forma comum, ainda que em assembléias separadas, foi organizada uma "Comissão de Trabalhos em Defesa da Integridade da Universidade do Contestado", que acompanhará o processo de "unificação da UnC" pessoalmente a partir de hoje, formada por dois representantes da AFP e representantes de turmas dos cursos da UnC e Caçador e Fraiburgo. Esta comissão abraça desde hoje as ações judiciais deflagradas pelos alunos, professores e funcionários no Fórum da Comarca de Caçador, bem como outras medidas que foram colocadas sob sigilo na fase inicial.

Professores, funcionários e alunos da UnC de Caçador entendem que o acontecido na noite de 6 de outubro foi apenas uma decisão da Assembléia da entidade pela não unificação, nada mais do que isso... mas que, também, por causa disso, haverá desdobramentos.

Em, suma, a vida acadêmica na Universidade do Contestado deve ter sequência normal a partir de quarta-dfeira, dia 14 de outubro. Normal, porém com vigília e em estado de alerta para atender a qualquer chamado à pronta mobilização.

Para pos estudantes, professores e funcionários, está evidente, exposto e comprovado, que boa parte da imprensa editada em Caçador tem se vendido aos dirigentes administrativos da Fundação UnC-Caçador (e i$$o não saiu barato!) para divulgar as versões oficiosas e produtos da imaginação dessa instituição (alguém ainda duvida disso?) como se fossem fatos reais. Por i$$o, esta determinada imprensa não estampa a verdade nas primeiras páginas dos jornais. Esta comercialização de espaços noticosos ou editoriais, tem causado preocupação, ansiedade e medo entre alunos e pais de alunos que, em seus lares, não estão sendo informados sobre a realidade dos fatos. A omissão escancarada da verdade, partícipe destas fraudes, receberá certamente a sua recompensa mais tarde.


Por isso, tem-se noticiado que os cursos da UnC serão transferidos para uma possível nova entidade a ser criada pela Fundação UnC-Caçador, para o ano de 2010, quando, na verdade, a UnC - que detém os cursos - tem demonstrado a intenção de continuar a oferecê-los, nem que, para isso, recorra a outras espaços pára colocar os alunos em aulas. Aqui, nesta parte do interior do estado, ninguém pode falar em nome do Conselho Estadual de Educação, mas via imprensa com matéria paga, a diretoria da Fundação UnC-Caçador fala, pensando que vai emplacar.

Fontes da Universidade do Contestado informam que serão oferecidas vagas para turmas em todos os seus cursos que manterá em Caçador em 2010, conforme programação em curso dos vestibulares, conforme cronograma em vigor para inscrições e provas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário