quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Plano de uma universidade “solo” caçadorense avança

Já que por estas plagas acaba de ser sacramentada a fraude, a cola, a confração, a apropriação indevida e o plágio na produção de textos institucionais, vou reproduzir “ipsis litteris” aqui o que estampam os portais caçador.net e aloguia.com deste 22 de outubro, inclusive sem pedir licença prévia a quem for o verdadeiro autor da matéria. Faço isso pois que não participei da Assembléia da Fundação UnC-Caçador realizada na noite de 21 de outubro e, portanto, por não ter estado lá, não poderia narrar com palavras minhas o que não assisti.


Consta no texto:

"UnC-Caçador passa a ser Universidade Alto Vale do Rio do Peixe”

Na sequência do processo de organização da instituição de ensino superior de Caçador, foi realizada na noite desta quarta-feira, dia 21 de outubro, as reuniões do Conselho Diretor e Conselho Curador e ainda a Assembléia Geral.

Na ocasião foram discutidas, analisadas e aprovadas a alteração estatutária da Fundação Campus Universitário de Caçador e o Regulamento Geral que regerá as atividades da Universidade que passou a se chamar Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP). A denominação foi escolhida pela Assembléia Geral na noite de quarta-feira, embora Caçador tenha direito de reivindicar a permanência do nome UnC, já que houve uma cisão das entidades fundacionais que compõe a Universidade do Contestado, as quais, quatro optaram por se unirem sob o CNPJ de Mafra e uma, a de Caçador optou por manter seus serviços educacionais em sua própria Instituição. A UNIARP será mantida pela Fundação Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (FUNIARP). O nome da Universidade não levou o nome CAÇADOR porque se trata de uma instituição de abrangência regional, com atuação por exemplo, em Fraiburgo com um Núcleo Universitário.

Durante a Assembléia, a alteração estatutária e o Regulamento Geral da instituição contemplou o pedido do Diretório Central dos Estudantes (DCE), representada pelo seu Presidente, incluindo a participação direta dos estudantes na eleição do Reitor. A proposta foi aprovada por unanimidade.

Na reunião também houve a manifestação sobre os processos a serem instaurados junto ao Conselho Estadual de Educação, necessários para a continuidade da prestação dos serviços educacionais.

VESTIBULAR

Uma das questões levantadas durante a Assembléia foi com relação ao Vestibular de Verão deste ano, tendo em vista que a Reitoria decidiu retirar do processo as vagas de Caçador. A Assessoria Jurídica informou que o fato será tema de reunião agendada para a próxima semana, onde se tentará resolver a situação de forma consensual sob orientação do Ministério Público. Caso isso não ocorra, o fato será informado ao Conselho Estadual de Educação.

Segundo a Assessoria Jurídica, a Fundação Universidade do Contestado (Reitoria) é quem deve ofertar os cursos como previsto no primeiro edital lançado, que incluía as vagas para Caçador, enquanto não houver apreciação da cisão da UnC pelo Conselho Estadual de Educação.


Não farei comentários sobre a realização desta assembléia geral extraordinária. Porém, logo, logo, produzirei crônicas sobre as decisões ali tomadas e sobre suas decorrências. Assim, continuarei anotando informações e registrando para a História do Contestado e de Caçador os fatos evolutivos dos processos de Educação Superior na região... que serão uma delícia para os historiadores do Século 22.

Nilson Thomé, 22/10/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário