segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Por uma UnC mais universidade - 7

Caçador quer a UnC cada vez maior e melhor

As comissões, os grupos, as equipes, formadas por segmentos representativos dos campi da UnC, que estão discutindo os ajustes necessários e indispensáveis para que a Universidade do Contestado continue existindo a partir de 1º de janeiro de 2010, vêm realizando reuniões quase que semanais há mais de dois anos, ultimamente sob a égide da 25ª Promotoria de Justiça de Santa Catarina, com acompanhamento da ACAFE e do Conselho Estadual de Educação. No interior destas reuniões, observa-se existir muita cautela e seriedade, sob o prisma da responsabilidade.
Nos encontros, onde a ausência mais observada tem sido a da representação do Campus de Caçador, abertamente são discutidas as questões, pesquisadas as hipóteses, levantadas as variáveis, consultadas as partes e tomadas decisões que contemplem as necessidades e venham na direção dos problemas. Enquanto isso, a representação caçadorense, omissa em discussões de grupo, informa estar preocupada com a questão, e que ela sim está agindo com “cautela e seriedade”... É claro, compreensível e natural, obrigatório até, que dirigentes se preocupem com as muitas questões que se levantam, pois que dirigentes eleitos para gerir instituições por elas são responsáveis. Mas...
Agora, o Campus de Caçador da Universidade do Contestado divulga a possibilidade de haver “aumento das mensalidades”, a “interrupção da filantropia”, mais “a incerteza da aplicação dos recursos no próprio campus”, e “as dívidas das fundações”, como suas preocupações no processo de unificação administrativa e simplificação da UnC. Só falta divulgar que “vão levar os prédios”, que “os livros serão transferidos” ou “os laboratórios serão desmontados”, “funcionários serão demitidos” ou os ”cursos serão fechados”, entre outras possíveis alegações absurdas. Estas explicações não estão aí para justificar a opaca participação da representação de Caçador nas tomadas de decisões que envolvem todo o complexo da UnC. Parece que há outro interesse!
Nitidamente estas preocupações estão sendo produzidas para intimidar e desorientar. O que se quis com isso? Vejamos: Em resposta aos “cautelosos e sérios” dirigentes, os alunos responderiam... “– Virgem Maria, se é para aumentar as mensalidades não queremos mais unificação!!!”... os professores responderiam: “– Deus nos livre, se é para perder emprego ou ter salário diminuído, não queremos unificação”... a sociedade local responderia: “ – Que barbaridade, ninguém vai levar nossos prédios e nossos bens daqui, por isso somos contra a unificação!!!”... ou “– Estão loucos em acabar com a ‘nossa’ filantropia!!!”... Ora, estariam tais dirigentes esperando que a sociedade caçadorense e a comunidade acadêmica local, como um todo, “preocupada pela falta de cautela e falta de seriedade no processo”, se posicionariam contrárias à unificação administrativa e decidiriam que a Fundação UnC-Caçador não mais deveria integrar a Universidade do Contestado... e, quem sabe, poderia vir a se associar à UNOESC ou a UNIPLAC, ou se entregar à UDESC, ou então, ficar isolada como faculdade, regredindo aos tempos de FEARPE...
Queremos acreditar que isso não é verdade, que isso não tem cabimento, que é pura invenção. Queremos crer que tudo não passa de um engano, de interpretações errôneas ou erradas, de mau entendimento, etc. Queremos crer que houve uma mera confusão, que dirigentes não insinuaram que os alunos, os professores, os funcionários, e os conselheiros e membros dos conselhos e da assembléia do Campus de Caçador sejam ignorantes, desprovidos da capacidade de discernimento, e acreditariam que a simplificação da administração da nossa Universidade viria contra os interesses da população caçadorense. Ora, ora! ninguém vai transferir nada, diminuir vantagens, destruir conquistas e nem tirar direitos adquiridos em cada campus. A UnC foi criada por nós para servir à região (Caçador inclusive) e assim será!
A UnC é nossa, não só de Caçador, mas de todo o Centro-Oeste! A UnC não é de professores, funcionários e alunos, mas de toda a comunidade! A UnC quer que as lideranças, empresários, educadores e autoridades de cada cidade continuem trabalhando juntos pela Instituição, como acontece desde 1971. Nós, caçadorenses, queremos que a Universidade do Contestado não só continue, mas cresça, se renove, se adapte à lei, se desenvolva, seja maior e melhor... e, se possível, que a liderança regional volte a ser nossa, como era até maio de 2006!!!

Nilson Thomé, 21/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário