sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Por uma UnC mais universidade! - 1

UnC pronta para sua unificação administrativa

A comunidade acadêmica de Caçador aguarda com expectativa o desfecho do processo de unificação das seis mantenedoras da Universidade do Contestado, que já mereceu aprovação final nos campi universitários de Mafra, Canoinhas, Curitibanos, Concórdia e na Reitoria. Agora, só falta o anúncio oficial de Caçador, sede da instituição.
A organização universitária tem dois viés – o acadêmico e o administrativo – sendo que o acadêmico, considerado “atividade fim” ou “ente mantido” já funciona de forma unificada desde o processo de criação da UnC, em 1990, quando da adoção de um só Regimento Geral.
Paralelamente, o eixo administrativo, considerado “atividade meio” ou “ente mantenedor”, enquanto descentralizado e com autonomias locais tem provocado problemas e prejuízos para o desenvolvimento da UnC como instituição universitária regional, até porque não mais se concebe uma organização possuir o absurdo de seis estatutos, seis CGCs diferentes, seis diretorias, seis contabilidades, seis cadastros, seis setores de compras, seis departamentos de pessoal, seis lançadorias, seis tesourarias, registros de alunos separados e uma multiplicidade de sub-departamentos, quando apenas um organograma, competente e enxuto, seria suficiente.
Desde o reconhecimento da UnC em 1997, e com mais ênfase desde a renovação do reconhecimento em 2005, a unificação das seis entidades tidas como co-mantenedoras, da reitoria e dos campi, vem sendo reclamada pela sociedade regional, uma vez que o funcionamento do jeito em que está é um empecilho para a caracterização da instituição e seu credenciamento educacional junto ao Ministério da Educação. É notório e visível que o fim da atual administração complicada proporcionará sensível economia nos custos da instituição, principalmente pela redução das despesas no gerenciamento administrativo.
O Ministério Público Catarinense, que por instrução da Constituição Federal é quem deve velar pelas fundações, assumiu a orientação para a condução e cronometragem dos trabalhos do processo de unificação, corrigindo um erro histórico cometido entre 1995 e 1997, o que vem sendo acolhido pelas comunidades universitárias onde a UnC se faz presente. Desde então, foram realizadas inúmeras reuniões e empregadas centenas de horas de estudos pelo pessoal que atualmente dirige este complexo universitário.
Já tomada a decisão principal, pela aprovação do novo Estatuto, pela adoção do cgcmf único (o de Mafra), pela manutenção da sede e da Reitoria em Caçador, pelos procedimentos da transição e eleição e escolha de novos conselheiros e dirigentes, neste mês de setembro serão tomadas as primeiras decisões complementares, que envolvem outros ordenamentos obrigatórios, como o Plano de Carreira, Cargos e Salários dos Professores e Funcionários, o novo Regimento Geral, a migração contábil e a organização da Fundação mantenedora única, reestruturada para atender todo o complexo UnC.
A comunidade caçadorense já se manifestou favorável a este processo. Há algumas semanas atrás, o Diretório Central dos Estudantes, a Associação dos Professores e Funcionários, bem como a Assembléia Geral da Fundação aprovaram os encaminhamentos da UnC-Caçador para a irreversível unificação. E Caçador nada perderá com a adoção desta simplificação; ao contrário, a coletividade só ganhará. Em se tratando da necessidade de juntar forças e esforços para ganhar eficiência, não há mais o que discutir.
Para que a unificação administrativa da Universidade do Contestado se consolide de vez, agora (em setembro) falta apenas a manifestação final da Assembléia da Fundação UnC-Caçador, entidade esta que, por seus membros, conselheiros, dirigentes administrativos e acadêmicos, professores, funcionários e alunos, liderou o movimento para a criação da entidade regional em 1990 desde quando ainda FEARPE e, reconhecidamente, esteve à frente do seu desenvolvimento até abril de 2006, há três anos atrás. Certamente, Caçador entrará em 1º de janeiro 2010 com uma Universidade do Contestado renovada, unificada, simplificada e muito mais valorizada, democraticamente reconstituída, onde os interesses individuais não poderão sobrepujar o interesse coletivo.

Nilson Thomé - 09/09/2009, 09h09min.

Nenhum comentário:

Postar um comentário