domingo, 27 de setembro de 2009

Por uma UnC mais universidade - 13

A traumática liquidação do Mestrado da UnC-Caçador

Na metade do mês de setembro, por encomenda, foi produzido um documento, apresentado ao Conselho Diretor da Fundação Universidade do Contestado Campus de Caçador, com um amontoado de razões, ali colocadas como “questões a serem dirimidas” (sic), praticamente todas com o intuito de difundir a posição contrária de dirigentes da Fundação UnC-Caçador ao processo de “unificação administrativa da UnC”. Entre as “perólas” (ou melhor, “baboseiras”, escritas sem fundamentos, por quem desconhece a história da nossa Instituição), consta:

“Vale registrar que a UNC não cumpre seu objetivo maior, que era congregar esforços no sentido de buscar aquelas metas que, de forma independente, não se poderia conquistar, como a criação de cursos de mestrados e doutorados [...] Corre-se o risco de realizar a unificação e perder a condição de universidade, da mesma forma como perderia caso não optasse pela unificação”.

Para restaurar verdades, esclareça-se ao que em 1997 a Universidade do Contestado criou seu primeiro Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, com o Programa de Mestrado em Educação, que foi confiado ao Campus de Caçador, assim assumido em 1998, até porque a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional exigia da UnC, para ser considerada universidade, que ela instituísse até 2002 “no mínimo três programas de mestrado e um programa de doutorado”.
Para implantar e desenvolver o programa Stricto Sensu em Educação, a UnC celebrou um convênio com a UNICAMP, uma instituição de larga experiência e de alta competência no campo do ensino e da pesquisa a fim de que os passos e as trajetórias empreendidas fossem os melhores possíveis. O Mestrado em Educação da UnC se apresentou como um espaço dinâmico, voltado à formação de professores e pesquisadores, à produção do conhecimento, à reflexão crítica sobre os problemas educacionais regionais e, o mais importante, às múltiplas contribuições para a melhoria da qualidade de ensino em todos os níveis.
O corpo docente, que inicialmente era formado por professores da UNICAMP, a partir do ano 2000 começou a ser substituído por professores-doutores com vínculo permanente e parcial a UnC-Caçador. Além disso, a Instituição definiu uma política para a qualificação docente em nível de doutorado, de professores-mestres do seu corpo de magistério superior. Assim, entre 2001 e 2002 foram encaminhados para doutorados, quatro professores-mestres “prata-da-casa”.
Em virtude das orientações do CEE e CAPES em 2001 o programa sofreu reestruturação, para atender exigências ao seu reconhecimento. Em 2003, a UnC Campus Caçador já havia aberto cinco turmas e contava com 117 mestrandos e três grupos de pesquisas cadastrados no CNPq. Contudo, as despesas para a manutenção ultrapassaram a previsão. Optou-se aí por suspender a oferta de novas entradas, até que se resolvesse financeiramente a continuidade do programa.
Em 2006, quando a UnC-Caçador contava então com o concurso de dois doutores (de alto padrão) em Educação e quatro doutorandos (concluindo seus programas) em Educação, surgiram duas alentadoras soluções para a retomada do Mestrado em Caçador, todos deixando-o economicamente viável: 1) partilhar o Programa com a UnC-Mafra, que ofereceu dois doutores-seniores e com a UnC-Canoinhas que ofereceu dois doutores-jovens; 2) fazer convênio com a UNICs de Palmas, que ofereceu seis doutores-seniores, para o desenvolvimento de um programa interinstitucional, dividindo e repartindo tudo à base do meio-a-meio.
No decorrer de 2006, quando os entendimentos estavam avançando satisfatoriamente na direção das duas boas propostas, impensada e irresponsavelmente a Fundação UnC-Caçador decidiu liquidar o Mestrado em Educação, rescindindo contratos de trabalho de seus doutores-seniores e deixando seus quatro doutores-jovens (recém diplomados) sem “eira-e-nem-beira” para trabalhar na pós-graduação, e nem sequer deu satisfações aos possíveis futuros parceiros.
Agora, três anos depois, esta mesma presidência-diretoria da UnC-Caçador vem “aplicar” que a UnC não cumpre seu objetivo maior, “que era congregar esforços no sentido de buscar aquelas metas que, de forma independente, não se poderia conquistar, como a criação de cursos de mestrados e doutorados”... Que inverdade! Quanta falsidade!

Nilson Thomé, 27/09/2009.

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