quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Por uma UnC mais universidade - 15

A Educação Superior e a UnC em Caçador... Boa sorte, Caçador!

O último dia de setembro e os primeiros dias de outubro serão (aliás, estão sendo) determinantes para o futuro da Educação Superior em nossa cidade, naquilo que se refere ao destino da Fundação UnC-Caçador com relação à sua participação na Universidade do Contestado. Até dia 9 próximo – prazo fatal – o Ministério Público do Estado de Santa Catarina quer a posição desta instituição local: se continua com a UnC ou se parte para outra alternativa.
Esta é a nossa 15ª crônica de uma série de 15, que produzimos quase que diariamente nos últimos dias, numa tentativa de mostrar ao público (ao menos àqueles que conseguem nos ler, em mensagens postadas por e-mail e nos blogs ou reproduzidas em xerox, já que nossos escritos foram e estão censurados para publicação) a apreensão que cerca a comunidade acadêmica da UnC de Caçador e a sociedade da cidade de Caçador, pela falta de informações da parte de quem deveria ter mantido os caçadorenses informados, semana a semana, desde março passado.
Nestes escritos, tentamos explicar o que está acontecendo. Essa não seria nossa função, e sim, de um dirigente da parte administrativa da Fundação UnC-Caçador, que foi indicado pela Assembléia Geral para nos representar perante o grande grupo que há seis meses vem discutindo semanalmente o processo... cidadão que, entre um cano e outro, se furtou das discussões e, com isso, não trouxe as propostas para dentro da instituição caçadorense, como deveria ter feito, e não fez até porque não tem afinidade com a comunidade acadêmica e parece ter outros interesses perante a comunidade maior. Bem... este problema é pessoal dele, não nosso. Ele que se explique à sociedade local e à comunidade dos professores, funcionários e alunos.
Então, observamos o afunilamento da questão pela premência da hora da decisão. Claramente, há dois lados: a) um lado, com a quase (digamos assim) totalidade de professores, funcionários e alunos da UnC Caçador, apoiados por importantes segmentos da sociedade caçadorense lúcida, e de acordo com as decisões já tomadas pelas parceiras de Concórdia, Mafra, Canoinhas e Curitibanos, que aceita a “unificação administrativa da UnC”, ainda que com algumas ressalvas, mas entendendo que é necessária e impostergável; b) outro lado, com número inexpressivo de professores (pouco informados), funcionários (que dependem dos patrões) e alunos (com medo de perder bolsas) de Caçador, apoiados por parte dos segmentos representativos da economia empresarial caçadorense (que não estão esclarecidos suficientemente), e sem nenhum apoio dos parceiros na UnC em outras cidades, lado este que não aceita a proposta de unificação e pretende tirar a Fundação UnC-Caçador da UnC.
No meio disso tudo está a NOSSA UNIVERSIDADE DO CONTESTADO, a antiga FEARPE !!! Aliás, aproveitando, queremos cumprimentar o estimado colega Prof. Dr.Guerino Bebber pela sua crônica “Deixem-me viver!” (que circulou em e-mails, também censurada para publicação), escrito com a eloqüência de quem ajudou a instituição a nascer e a se desenvolver, e hoje está triste pela perda dos ideais humanistas que desde 1971 nos colocaram A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO em Caçador e no Contestado.
Amigos, ao menos momentaneamente, esta série de crônicas sobre o “processo de unificação acadêmica da Fundação Universidade do Contestado (FUnC) e da Universidade do Contestado (UnC) com a simplificação dos procedimentos pedagógicos, gerenciamentos administrativos e a unificação patrimonial”, termina aqui.
De um jeito ou de outro, pensada ou impensadamente, estudada ou apressadamente, cautelosa ou impulsivamente, medida ou inescrupulosamente, certa ou errada, por seus representantes vinculados, suficientemente esclarecida ou não, a sociedade caçadorense (agora especificamente representada pelo Conselho Curador e pela Assembléia Geral da Fundação UnC-Caçador) apresentará sua decisão à Promotoria de Justiça: se quer que esta entidade permaneça na UnC ou se opta pela sua retirada! O tempo para as propostas e discussões já terminou. Agora, não há outra direção, não existe outro caminho. É sim ou não!
Assim, agradando ou desagradando as partes envolvidas, cumprimos a nossa missão, que foi de informar, esclarecer, narrar, opinar, comentar, criticar, sugerir.
Boa sorte, Caçador!

Nilson Thomé, 30/09/2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário