sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Por uma UnC mais universidade - 5

Reorganização da UnC: por enquanto 4x1

Entre março e setembro de 2009, as quatro Fundações Educacionais criadas na década de 1970 nos municípios de Curitibanos, Concórdia, Mafra e Canoinhas (mais a Fundação Universitária da Reitoria, esta por elas criada em 1995), através das suas diretorias, conselhos e comunidades, depois de debater publicamente as propostas apresentadas para a solução do problema-comum que as aflige sobre como a UnC deve ser estruturada e administrada, já se manifestaram e tomaram a decisão-igual diante da 25ª Promotoria de Justiça do Estado de Santa Catarina, optando pela “unificação administrativa” como o caminho a seguir a partir de 1º de janeiro de 2010 para que a Universidade do Contestado continue existindo e se desenvolvendo.
Pela nova estrutura, conforme a proposta já acolhida e decidida por 4x1, haverá apenas uma instituição mantenedora – a Fundação Universidade do Contestado (FUnC) – onde cada uma das cinco entidades terá o peso de 1/5, ou seja, cada comunidade-sede de campus (Caçador, Mafra, Canoinhas, Concórdia e Curitibanos) continuará tendo uma representatividade de 20%, entendendo-se que entre as partes formadoras não deve haver diferenças e nem discriminações. Esta norma, aliás, é critério antigo, adotado pela UnC desde sua idealização em 1990, não havendo razões para mudanças agora.
A característica social da UnC será mantida, ou seja, é informado que a instituição deverá continuar sendo sem fins lucrativos, praticando filantropia como se faz hoje no interior das fundações locais, elas, que, antes de serem finalmente extintas, transferirão suas experiências para a FUnC, seguindo as instruções do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS e de outros órgão federais, para a renovação e/ou emissão do necessário certificado. O direito adquirido, principalmente dos alunos da UnC contemplados com bolsas de estudos, terá que ser respeitado. Se algo mudar, esclarece-se, será para melhor.
Os dirigentes das Fundações que já aprovaram a unificação por 4x1, pelo que se viu até aqui, tem manifestado que boa parte dos atuais preços das mensalidades escolares pagas pelos alunos (os valores dos créditos hoje são diferentes em cada campus e para cada curso) estão um pouco elevados e que, gradativamente, serão nivelados para todos os cursos superiores distribuídos nos campi, sendo que serão os valores das mensalidades poderão sofrer reduções na medida em que forem sendo reduzidos os custos de manutenção da nova UnC, principalmente com a redução dos custos dos setores administrativos, segundo as planilhas unificadas e as relações de mercado, à vista dos preços praticados pela concorrência.
Desde 1990, a Universidade do Contestado vem sendo estruturada em “ordenamentos jurídicos” de um lado e no “fio do bigode” de outro lado, como se faz em outros tipos de organizações, inclusive no interior de empresas e das famílias, seguindo uma tradição de vida harmoniosa, solidária e pacífica. Isso implica, por exemplo, no respeito ao que cada um é, tem e representa. Na FUnC, por 4x1, manter-se-á, pois, este mesmo princípio após a unificação, para que o patrimônio de cada uma das fundações, construídos pelas respectivas comunidades, seja mantido onde está hoje, para que se aplique em cada cidade a receita gerada nesta mesma cidade. Isso tem sido assim e não vai mudar.
O novo planejamento para a FUnC e para UnC mostra que ela não será apenas “unificada” administrativamente ou “simplificada” burocraticamente. A partir de 2010 prevê-se que ela será também “profissionalizada” gerencialmente, ou seja, passará a ser conduzida por especialistas na sua área, por educadores qualificados, por professores integrantes do magistério superior, isso tanto no âmbito superior, na reitoria, como na esfera dos campi que a compõem. As comunidades locais continuarão presentes, agora em conselhos consultivos (tipo como são as atuais assembléias das atuais fundações) e onde seus integrantes não poderão receber qualquer tipo de vantagens.
Com essa “profissionalização”, já decidida por 4x1 em Curitibanos, em Mafra, em Canoinhas e em Concórdia (e na Reitoria), espera-se que só quem atue na Educação Superior envolva-se na gerência da organização educacional, ou melhor: pessoas estranhas à Educação não podem tutelar e exercer “poder de mando” na FUnC, na UnC e no interior dos campi.

Nilson Thomé, 18/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário