terça-feira, 30 de novembro de 2010

Nota de apoio à instalação da UDESC em Caçador

AO GOVERNADOR

ACIC e UNIARP encaminham nota de apoio à instalação da UDESC
Documento salienta a importância de se inserir um campus no município

30/11/2010

A Associação Empresarial de Caçador (ACIC) e a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe encaminharam, no início desta semana, um documento ao governador Leonel Pavan, ainda buscando viabilizar a instalação de um campus da UDESC no município.

No documento, a ACIC explica que tem trabalhado e envidado esforços durante os últimos 2 anos para garantir a instalação do Campus da UDESC na cidade de Caçador. Citando as inúmeras frentes de trabalho, que somadas ao apoio de outras entidades, da comunidade e das cidades que compõe 10ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, a ACIC explica que todo o município de Caçador foi mobilizado, preparando-se para atender os quesitos e criando as condições ideais para a instalação da UDESC.

“Cumprindo assim, seu papel de fomentar o desenvolvimento através da cultura e da educação pública de qualidade em uma região carente de investimentos públicos sólidos e sustentáveis”, completa o documento, que é assinado pelos presidentes da ACIC, Auri Baú e da UNIARP, Gilberto Seleme.

Ainda, de acordo com o documento, na semana passada, a comunidade recebeu com muito entusiasmo e euforia o comunicado oficial sobre a assinatura do Decreto da instalação da UDESC em Caçador e do Centro de Especialidades Médicas. “Contudo, com a assinatura do decreto postergada, nos manifestamos no sentido de fortalecer a decisão tomada da instalação da Universidade com ênfase na área da Saúde”, destaca, enumerando quatro pontos fundamentais para a instalação.

“Não se pode pensar em consolidar uma região como um pólo de geração de conhecimento a partir da educação, às custas da pobreza e miséria cultural de outras, sem preocupar-se com espaços que ainda apresentam carências básicas quanto à formação acadêmica gratuita bem como deficiências na área da saúde”, argumentam as entidades.

No segundo ponto, citam que “durante todo o processo de definição, Caçador mostrou-se à frente quando da análise dos critérios técnicos, que somente foram alterados na última reunião sem a concordância de todos os membros”.

“Quando da oferta de infraestrutura de apoio à instalação da UDESC, Caçador apresentou condições significativamente superiores, possibilitando inclusive o imediato funcionamento através da seção do Bloco D, utilização do Centro Multiuso, Laboratórios e Biblioteca, da UNIARP, condições posteriormente comprovadas in locu por membros do Conselho designados para avaliação das cidades”, acrescenta o documento.

Ainda, de acordo com as entidades, a UDESC, quando da definição de sua política de expansão para o meio-oeste catarinense, na cidade de Caçador, definiu através de seu conselho a área da saúde como foco de atuação, mostrando-se sensível a uma necessidade dos municípios que fazem parte da 10ª SDR, região que congrega as cidades com os menores IDHs do estado, comprovadamente carentes em saúde e educação. “A partir dessa definição a UDESC observou e agiu pró ativamente para atender os anseios da população da região meio-oeste catarinense, usando da função principal de uma instituição pública que é zelar pelo desenvolvimento de regiões mais carentes”, completam.

“Finalizamos, destacando que o município de Caçador, através de suas entidades representativas sempre lutou e continuará defendendo os interesses de toda a região, respeitando e acreditando nas instituições públicas e seus representantes como agentes responsáveis por representar os interesses coletivos e não submetendo-se a situações que buscam desestabilizar a legitimidade de decisões tão amplamente discutidas e definidas”, dizem a ACIC e a UNIARP.

No final do documento, as entidades sinalizam, ao governador Pavan, “irrestrito apoio à decisão de criação do Campus da UDESC na cidade de Caçador na área da saúde, confirmando toda a expectativa positiva que já toma conta de toda a cidade e região”.

Disponível em: http://www.cacador.net/portal/Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário