sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Definição sobre o campus da Udesc é adiada

Pavan cancela vinda a Caçador e definição da Udesc é adiada
Pressão política de Joaçaba ainda deixa dúvidas na definição do campus

26/11/2010

A assinatura do Campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) para Caçador não vai acontecer nesta sexta-feira, 26. O governador Leonel Pavan cancelou a visita em que assinaria o decreto para instalação da Udesc no município. Ele já havia recuado nesta quinta-feira, mas as lideranças caçadorenses ainda tentaram reverter o quadro, sem sucesso. A Assessoria do Centro Administrativo justificou o ato, alegando problema de agenda.
O deputado Valdir Cobalchini (PMDB) chegou a afirmar, por telefone, na noite de quinta, que ainda havia chances do governador vir para Caçador e assinar o decreto. Além disso, o parlamentar destacou que a pressão de Joaçaba já era esperada, mas que continuava confiando na palavra de Pavan.
Já a Prefeitura e a Câmara de Caçador deverão, até o final do dia, encaminhar uma nota a respeito do assunto.
Do outro lado, a diretoria da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) divulgou nesta quinta-feira uma nota de repúdio em relação à escolha de Caçador como sede do campus meio oeste da Udesc. Confira na íntegra.
ACIOC
Desde que tomou posse em 1º de fevereiro deste ano de 2010 se engajou com as demais entidades e lideranças que lutavam por trazer o Campus da UDESC, destinado ao meio-oeste, para Joaçaba. A ACIOC sempre acreditou que a melhor opção para a instalação do campus seria em Joaçaba, como assim já tinha sido definido, por vontade da maioria das SDRs do meio-oeste na reunião promovida pela própria UDESC no dia 18 de dezembro de 2009 no município de Lages. E seria este o critério de escolha anunciado pelo então governador Luiz Henrique da Silveira.
Com o passar do tempo notou-se, no entanto, que tudo tratava-se de um grande teatro. A própria ACIOC recebeu em suas dependências a comissão de implantação do Campus Meio Oeste da UDESC e em outra oportunidade o próprio reitor da UDESC, Sr. Sebastião Iberes Lopes Melo. Durante a visita do reitor, na presença de toda diretoria da ACIOC ,ficou claro que a decisão já estava tomada, contrária a vontade da população do meio-oeste, manifestada pelos seus representantes, na reunião do dia 18 de dezembro de 2009.
Na opinião da ACIOC, a UDESC ignora a necessidade da população do meio-oeste, ao implantar cursos na área da saúde, que já são oferecidos pela UNOESC em Joaçaba. Os cursos que defendíamos deveriam ser na área de tecnologia. O reitor foi enfático dizendo que a UDESC implantaria cursos na área da saúde no meio oeste, “pois eram os únicos que ainda não eram oferecidos pela instituição no Estado de SC”. Ou seja, como instituição pública, não estava preocupada com a necessidade da população, mas sim com seu próprio umbigo. Postura não recomendável e não esperada de uma instituição de ensino pública, que deveria se preocupar com a população.
Com a criação do campus do meio-oeste na área da saúde, com cursos já oferecidos pela UNOESC, corremos o risco de enfraquecermos a própria UNOESC, pois teremos duas universidades oferecendo os mesmos cursos. A UNOESC é uma universidade comunitária paga, a UDESC é gratuita. O mais correto seria criar mecanismos de acesso às pessoas carentes à própria UNOESC, fortalecendo a instituição e otimizando as instalações e os recursos já existentes. Enfim, o ato do Governador Leonel Pavan de criação da UDESC em Caçador formaliza um processo de decisão completamente viciado, que manipulou as pessoas, ignorou a vontade da população do meio-oeste e desrespeitou as lideranças que, como nós, acreditavam que o processo decisório seria técnico e transparente.
Em última análise trata-se de má aplicação do dinheiro público. E fica o sentimento de termos participado de uma grande peça de teatro, cujo final já estava escrito há muito tempo. Poderiam, pelo menos, ter nos evitado fazer esse papel. Resta conhecermos o que se trata o Polo Tecnologico, o prêmio de consolação que nos foi prometido e que, esperamos, esteja contemplado no mesmo ato a ser assinado pelo Governador Leonel Pavan. Não podemos nos contentar com pouco, face a tudo o que as nossas lideranças e a população de Joaçaba e da região foram submetidas. E recomendamos o engajamento dos empresários, lideranças públicas e de entidades e da população que saiam firmemente em defesa da cidade e da região, pois outras investidas para o esvaziamento ainda maior de Joaçaba e da região da AMMOC estão em curso.

Disponível em:
http://www.cacador.net/portal/Noticias

A mesma nota da ACIOC foi publicada no jornal A Cidadela, de Joaçaba, sob o título “A palhaçada do Governador em relação a UDESC”
Disponínel em:
http://www.jornalcidadela.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário