segunda-feira, 29 de novembro de 2010

UDESC vira disputa política de políticos

Escolha da cidade que terá campus da Udesc no Meio-Oeste vira disputa política

Governador assinaria o decreto de criação na sexta-feira, mas adiou decisão

Mayara Rinaldi - mayara.rinaldi@diario.com.br

29/11/2010

O governador Leonel Pavan (PSDB) adiou a assinatura do decreto que criaria o campus da Udesc na cidade de Caçador, no Meio-Oeste. Diante da pressão de lideranças de Joaçaba, que também estava na disputa para sediar a unidade, Pavan recuou.

A assinatura do decreto estava programada para as 19h da última sexta-feira. O governador desmarcou o ato, alegando problemas de agenda. Por meio de sua assessoria, Pavan declarou que há uma proposta de criar um centro de saúde em Caçador, enquanto Joaçaba poderia contar com um campus direcionado para o setor de tecnologia. Mas caso não haja acordo, o tucano não descarta a possibilidade de deixar o problema para ser resolvido pelo governador eleito Raimundo Colombo.

O deputado estadual Jorginho Mello (PSDB) foi um dos líderes que se mobilizou para defender os interesses de Joaçaba. Procurou por Pavan e pelo reitor da Udesc, professor Sebastião Lopes Melo, para buscar uma solução. Na avaliação de Mello, a instalação de um campus em cada cidade é o mais correto.
- Acho que é o mínimo que pode acontecer. Assim as duas cidades saem ganhando e ninguém está competindo - afirmou.

O parlamentar disse que fez uma defesa contundente da cidade de Joaçaba e que quer que a situação seja resolvida.

Sobre informações de que teria ameaçado romper amizade com o governador, Melo não confirmou, mas tampouco negou o ocorrido. O receio das lideranças de Joaçaba era de que o governador assinasse na sexta-feira a criação do campus da saúde em Caçador e que a promessa da unidade em Joaçaba fosse esquecida. O presidente da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense, Odivan Carlos Cargnin, acredita que a instalação de dois campi é uma boa solução, mas enfatiza que eles devem ser criados no mesmo ato. Cargnin ficou indignado quando Caçador foi anunciada porque, segundo ele, houve um processo de escolha com a participação de todos os secretários regionais da região, em dezembro passado, e Joaçaba foi a mais votada.
- O processo participativo foi jogado fora - disse.

Pavan ouvirá o PSDB para definir qual cidade receberá o campus da Udesc

O secretário de Coordenação e Articulação, Erivaldo Caetano Junior, admite que questões políticas e regionais fizeram o governador Leonel Pavan adiar a criação do campus da Udesc no Meio-Oeste e que Pavan vai analisar melhor a situação. Para Erivaldo, é natural que existam interesses por parte de cada uma das cidades. Apesar disso, ele garante que o que vai ser levado em conta para instalação da unidade são questões técnicas. Segundo o secretário, o governador vai participar de uma reunião, nesta semana, com lideranças do partido, para discutir o assunto.

O deputado estadual Valdir Cobalchini (PMDB), que defende a instalação da Udesc em Caçador, garante que o município foi escolhido por oferecer as melhores condições técnicas.
- Caçador é a maior cidade entre Lages e Chapecó e ofereceu a melhor infraestrutura - defende ele.

Cobalchini diz que está trabalhando para levar a universidade para o município desde 2003, para impulsionar o crescimento da região. Em 2009, quando Luiz Henrique da Silveira anunciou que a Udesc seria levada para o Meio-Oeste, o peemedebista ocupava a vaga de secretário de Coordenação e Articulação.

O prefeito de Caçador e presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), Saulo Sperotto (PSDB), afirma que a escolha é uma questão de desenvolvimento da região, não um decisão política. Para que a instituição estadual se instale em Caçador, a Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) cederia um de seus prédios. Além disso, segundo o prefeito, o Hospital Jonas Ramos ofereceria sua infraestrutura para as aulas.

Sobre a reunião de secretários regionais mencionada pelo presidente da Acioc, Odivan Carlos Cargnin, em que Joaçaba teria sido escolhida pela maioria, Sperotto afirma que as "regras do jogo" para definir qual cidade ficaria com o campus foram mudadas num encontro posterior. O reitor da Udesc, Sebastião Lopes de Melo, e pró-reitor de Planejamento, Marcus Tomasi, foram procurados pela reportagem para esclarecer quais critérios foram levados em conta no momento da escolha mas não atenderam as ligações.

Entenda o duelo entre Jorginho (Joaçaba) e Cobalchini (Caçador)

23 de setembro de 2009
O então governador Luiz Henrique anuncia a criação de um campus da Udesc no Meio-Oeste

18 de dezembro de 2009
Reunião entre sete secretários regionais decide onde o campus deve ser instalado. Joaçaba fica em primeiro lugar na votação

24 de novembro de 2010
O governo anuncia que Caçador foi a escolhida para sediar o novo campus

25 de novembro
A Acioc divulga nota questionando a decisão e afirmando que o processo foi "completamente viciado, que manipulou pessoas e desrespeitou lideranças"

26 de novembro de 2010
O governador Leonel Pavan assinaria a criação da unidade em Caçador, mas adia a decisão

Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/

Nenhum comentário:

Postar um comentário