quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jorginho Mello fala sobre a interiorização da UDESC

Jorginho Mello fala sobre a interiorização da UDESC

23/11/2010

Foram inúmeras proposições, além de reuniões, conversas, análises, audiências públicas e solicitações, quando em dezembro de 2009, o Conselho de Expansão da UDESC apresentou relatório final das reuniões realizadas com as Secretarias Regionais do Meio-oeste, que votaram pela instalação de um novo campus na cidade de Joaçaba.
Desde o início dos estudos do próprio Conselho de Expansão da UDESC, ficou definido que a região Meio-oeste seria contemplada. A partir disso os Conselhos de Desenvolvimento Regional se reuniram por oito vezes para analisar todos os critérios técnicos que apresentariam a cidade escolhida. A reunião final aconteceu em Lages, em 18 de dezembro de 2009, quando as oito Secretarias de Desenvolvimento Regional – SDR votaram entre as três cidades melhor classificadas - Joaçaba, Videira e Caçador, sendo eleita Joaçaba com seis votos. Participaram as SDRs de Concórdia, Joaçaba, Videira, Caçador, Xanxerê, Seara, Curitibanos e Campos Novos.
Praticamente um ano após a divulgação do relatório, ainda se debate qual será o município contemplado. “Dentre as duas cidades que pleiteiam a instalação, tanto Joaçaba como Caçador merecem ser contempladas. Defendo Joaçaba por ter alcançado os critérios técnicos estabelecidos e por ter sido eleita pelas próprias SDRs do Meio-oeste”, defende Jorginho Mello.
Em agosto deste ano os deputados aprovaram aumento do repasse à UDESC, passando de 2,05% para 2,10%, para que seja assim construído o novo campus, previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO. Ainda em agosto, Jorginho Mello apresentou o Projeto de Lei nº 281, propondo a criação do Campus da Udesc no município de Joaçaba a partir de 2011, reforçando o pedido.
Com duas emendas ao Plano Plurianual – PPA e a Lei Orçamentária Anual – LOA que serão votados ainda este ano, Jorginho Mello solicita que sejam contemplados recursos para a implantação do campus em Joaçaba e Caçador. “As duas emendas aprovadas, contemplariam para os próximos dois anos, dois campi da UDESC na região Meio-oeste, Joaçaba e Caçador”, informa o deputado.
Confirmado que seja mesmo um campus voltado à área da Saúde, como foi anunciado, Joaçaba se torna ainda mais favorita. “Já possui um hospital universitário, regionalizado que atende 30 municípios. Inclusive já é referência na área de oncologia. Com base no relatório apresentado e no apoio das SDRs, tenho certeza que nosso governador Leonel Pavan não fará injustiça com Joaçaba ”, finalizou Jorginho Mello.
Disponível em: http://www.bomdiasc.com.br/educacao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário