domingo, 6 de dezembro de 2009

Manutenção da UnC em Caçador

A manutenção da UnC em Caçador está dentro das possibilidades, porque a Universidade do Contestado continua sendo também de Caçador e dos caçadorenses. Conciliação entre divergentes ainda é possível: pode acontecer! basta querer!

Nesta crônica, vou insistir numa tecla, a respeito da audiência realizada com o Dr. Fernando Speck de Souza, sexta-feira dia 4 de dezembro, quando pedi-lhe que atuasse como mediador extraordinário em encontro a ser promovido na semana de 7 a 11 de dezembro, na Sala de Audiências do Fórum de Caçador, entre os futuros dirigentes da Fundação UnC, mantedora da Universidade do Contestado, e os futuros dirigentes da Fundação UnC-Caçador, co-mantenedora no Campus de Caçador da UnC (todos de hipotética gestão de 2010 em diante), numa tentativa de reaproximação das partes, visando a tão almejada unificação administrativa e confirmação da manutenção da Universidade do Contestado em Caçador e em toda a região, dentro de um novo modelo, que atendesse aos interesses de todos, ao que o MM. Juiz de Direito concordou e se dispôs a mediar, junto ao Ministério Público do Estado.

Ficou visto um problema, o de que ali não estavam presentes para decidir sobre a futura reunião os dirigentes das duas instituições (exceto um, que, segundo foi informado, estaria cotado ser o futuro presidente a partir do ano que vem). Mesmo assim, o Dr. Fernando Speck de Souza encerrou a reunião no final da tarde de sexta-feira, deixando no ar a expectativa da realização desta reunião entre futuros dirigentes em sua sala no decorrer da semana.

Particularmente, entendi que ali reabriam-se as portas para entendimentos em prol de soluções para a crise criada na Educação Superior em Caçador. Os advogados e o dirigente comprometeram-se em conversar com seus colegas da diretoria da Fundação UnC-Caçador e eu comprometi-me a conversar com os prováveis futuros dirigentes da Fundação UnC e da UnC. Então, imediatamente, através do companheiro co-autor da ação judicial, prof. Vilson Pohlenz, informamos os acontecimentos ao pessoal da Fundação UnC e da Reitoria da UnC, que responderam estar à disposição para vir a Caçador à programada reunião, no dia a ser marcado.

Para surpresa nossa, três horas depois do encontro com o Juiz, é lançada uma nota na UnC-Caçador / Uniarp, informando que “a diretoria da Fundação já convocou nova assembléia para ratificar as decisões tomadas” – sem expor a data e a pauta – ou seja, informando que a diretoria da restaurada Fundação UnC-Caçador (que tentou ser Funiarp numa das assembléia que teve suspensos seus efeitos) já havia convocado nova Assembléia. Esta medida da “direção da Fundação” – a nota não diz qual delas – foi tomada minutos depois de um dos dirigentes ter se comprometido em antes realizar a reunião com os futuros dirigentes da Universidade do Contestado e da nova Fundação Universidade do Contestado, na tentativa de se chegar a uma viabilidade de unificação e/ou até de acordos operacionais... vindo assim, com este anúncio que foi remetido à imprensa paga - e que publicou no sábado - mais uma vez a atropelar o processo.

Mesmo com o atropelo, acredito na inteligência das pessoas, que saberão honrar suas palavras, e que se dedicarão a participar de uma ampla e aberta discussão no decorrer desta semana, antes de realizar qualquer próxima Assembléia da Fundação UnC-Caçador. Seria inocência minha confiar na possibilidade de a UnC ser mantida em Caçador e no Contestado?

Em seguida, produzirei uma crônica, expondo porque luto (ainda) com veemência pela integridade da Universidade do Contestado em Caçador, usando a única “arma” que disponho, a palavra livre...


Nilson Thomé, 6 de dezembro de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário