quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Concursos Vestibulares de Verão 2010 para Caçador - 1

No nosso blog, a partir de agora, publicaremos algumas notícias acerca de “concursos vestibulares de verão para a Educação Superior em Caçador”, para novas turmas em 2010.

Inicialmente, para não deixar passar em branco, vamos apenas transcrever o que foi noticiado pela mídia eletrônica e também por um jornal de Caçador.
Sobre isso que está aí a seguir publicado, logo nos reportaremos...


1ª Questões sobre o Ensino Superior são discutidas

Atendendo convocação do Ministério Público, representantes das Fundações UnC de Caçador, Mafra, Curitibanos e Canoinhas reuniram-se nesta sexta-feira (30) em Florianópolis, juntamente com o Presidente do Conselho Estadual de Educação, o Diretor Acadêmico, representantes dos professores, funcionários e alunos de Caçador para tratarem das pendências envolvendo a Fundação Universidade do Contestado.

Na reunião, foi ponto pacífico que os alunos não poderão sofrer prejuízos, tendo sido apresentadas diversas propostas de conciliação. Foram abordados também, os interesses dos professores e funcionários. O processo seletivo para o ano de 2010 foi discutido e está sendo estudada a melhor forma de sua realização.

Após intensa discussão, ficou definida a elaboração pelo Promotor de Justiça, de uma minuta de acordo até terça-feira próxima para apreciação de todos, a fim de dirimir as principais questões como diplomação de alunos, continuidade dos cursos e outros pontos.

Disponível em: http://www.cacador.net/portal/Noticias. Acesso em 30/10/2009.
e em: http://www.aloguia.com/noticia.Dados. Acesso em 30/10/2009


2ª Uniarp terá vestibular próprio
A garantia foi dada pelo diretor-presidente da instituição, Luiz Eugênio Beltrami

A Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) terá um vestibular próprio. A garantia foi dada pelo diretor presidente da instituição, Luiz Eugênio Beltrami, na noite desta quarta-feira, 4, na reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, em Lebon Régis.

Segundo ele, nem ao menos problema para os alunos que já fizeram a sua inscrição existe. “A Acafe já garantiu que vai ressarcir estes alunos e entraremos em contato para informar da data do nosso vestibular”, afirmou.

Ainda, segundo Beltrami, outra garantia é de que os alunos que se matricularam na UnC terão os seus diplomas expedidos por esta instituição. “Já, a partir de agora, quem ingressar na Uniarp, terá o seu certificado pela Uniarp”, completou.

A data do vestibular da Uniarp será divulgada em breve pela instituição, mas segundo Beltrami, os candidatos podem ficar tranqüilos que tudo será divulgada da m melhor forma possível.

Disponível em: http://www.cacador.net/portal/default.aspx. Acesso em 05/11/2009



3ª Uniarp prepara lançamento de vestibular de verão

A Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp) está preparando o lançamento do seu Vestibular de Verão. A Direção Administrativa e Acadêmica da universidade trabalham na organização do processo que deve receber grande procura de toda a região, na estrutura da antiga UnC-Caçador. A direção da Uniarp decidiu pelo lançamento de vestibular próprio, porque o processo de desmembramento da Universidade do Contestado e registro da Uniarp no Conselho Estadual de Educação, acabou coincidindo com o processo seletivo da UnC e foi suspenso temporariamente em Caçador.

A campanha de vestibular da Uniarp será o de evidenciar que Caçador tem uma Universidade completa, com corpo docente de alto nível, estrutura, laboratórios, equipamentos e o auxílio em forma de bolsas de estudos.

Desta forma os futuros acadêmicos terão à disposição a estrutura e qualidade de ensino já a disposição na UnC-Caçador com 22 cursos de graduação. Estrutura que conta com mais de três mil alunos, cerca de 300 professores e ações comunitárias que atingem mais de cinco mil pessoas através nos seus 22 projetos.

Disponível em: http://www.aloguia.com/index.php. Acesso em 05/11/2009.


4ª. Presidente do Conselho Estadual de Educação apóia credenciamento da Uniarp. Ele afirmou que fará um parecer pelo credenciamento da universidade

O presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Adelcio Machado, informou nesta sexta-feira ao secretário de Estado da Coordenação e Articulação, deputado estadual Valdir Cobalchini, que fará um parecer pelo credenciamento da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (Uniarp). Disse ainda que nos próximos dias colocará o parecer para apreciação dos demais conselheiros.
De acordo com ele, a região de Caçador, independentemente de cumprir ou não com todos os requisitos exigidos, não pode ficar sem uma universidade. “O deputado Cobalchini me convenceu da importância da região de Caçador e de como é importante uma universidade para o desenvolvimento dessa região, por isso estou desenvolvendo o meu parecer nesse sentido”, explicou.
Segundo o presidente do Conselho, caso o parecer receba o apoio da maioria dos conselheiros (são 21 no total), o atual credenciamento será apenas aditado, não havendo nenhuma modificação. “Assim os acadêmicos terão a garantia do vestibular e também da seqüência dos cursos, sem nenhum prejuízo, que é maior preocupação que o deputado Cobalchini me apresentou quando solicitou meu apoio”, enfatizou.
Adelcio Machado é um defensor da interiorização do ensino superior como forma de garantia de desenvolvimento. “Não se pode pensar uma região como a de Caçador sem uma universidade. É pedir que todos os jovens abandonem a região”, comentou. “Não entro no mérito se deveria ser unificada ou não. Mas como houve uma opção de escolha e a mantenedora optou pela separação, vamos trabalhar no sentido de regularizar a situação dessa forma e garantir a educação superior em Caçador que é o mais importante”, finalizou.
“O importante é que o impasse está terminando”
Para o secretário de Estado de Coordenação e Articulação, deputado estadual Valdir Cobalchini, o importante nesse momento é que o impasse está chegando ao fim e a continuidade do ensino superior, sem prejuízo, para os alunos está sendo garantida.
Acompanhando a distância o processo que resultou na saída de Caçador da UnC, Cobalchini afirma que só entrou no circuito por entender que Caçador não pode ficar sem universidade. “Tenho o meu compromisso com Caçador e se a situação chegou nesse ponto, tenho trabalhado para garantir a continuidade da universidade”, resumiu. “A universidade é o fator essencial para o nosso desenvolvimento e seria inaceitável, sob todos os aspectos, Caçador ficar sem universidade”, completou.
O secretário disse que vai continuar acompanhando todo o processo até seu desfecho. “Como representante de Caçador aqui em Florianópolis não poderia ficar fora dessa situação, por isso prontamente fui ao conselho estadual buscar uma solução e hoje estou recebendo essa boa notícia do presidente Adelcio Machado, ao qual agradeço antecipadamente”, concluiu.
Disponível em: http://www.cacador.net/portal/Noticias. Acesso em 08/11/2009.
e em; http://www.aloguia.com/noticia. Acesso em 07/11/2009. (Autor: Frutuoso Oliveira, de Florianópolis)

Nenhum comentário:

Postar um comentário