sábado, 7 de abril de 2012

Joaçaba: criada a Região Metropolitana do Contestado


Dia 5 de abril o Governador Raimundo Colombo assinou o Projeto de Lei que será enviado à Assembleia Legislativa (Alesc) para a criação das Regiões Metropolitanas do Extremo Oeste e do Contestado. Juntas, elas contemplam 94 municípios, de 14 Secretarias Regionais: Joaçaba, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Seara, Videira, São Miguel do Oeste, Maravilha, Dionísio Cerqueira, Itapiranga, Palmitos, São Lourenço do Oeste, Xanxerê e Quilombo.
Na região do Contestado, uma população de mais de 500 mil habitantes será contemplada com vários benefícios, como o acesso a mais recursos para financiar a aquisição de moradia por meio do Programa Minha Casa Minha Vida. Outra vantagem será na telefonia, já que um telefonema feito de uma cidade para outra dentro da região metropolitana tem custo de uma ligação local. Destaque ainda para o desenvolvimento regional planejado, turismo e saneamento básico regionalizado, parceria na destinação ordenada do lixo, consórcios e mobilidade urbana.
O secretário de Estado do Planejamento, Filipe Mello, definiu o ato como “um momento histórico para o Oeste catarinense”. Para o secretário regional Jair Lorensetti, a iniciativa “oportunizará a discussão e a tomada de decisão de temas que determinam o desenvolvimento econômico, social e ambiental da região”.
No Brasil, são 36 Regiões Metropolitanas definidas por leis federais ou estaduais. Em Santa Catarina, as Regiões Metropolitanas do Extremo Oeste e do Contestado se juntarão as nove já existentes: Florianópolis, Vale do Itajaí, Alto Vale do Itajaí, Norte/Nordeste Catarinense, Lages, Foz do Rio Itajaí, Carbonífera, Tubarão e Chapecó.
Também participaram do evento: prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, empresários, presidentes de associações de municípios, os secretários regionais de Caçador, Campos Novos, Concórdia e Videira, os deputados estaduais Romildo Titon, Marcos Vieira, Maurício Escudlark e Moacir Sopelsa, os deputados federais Celso Maldaner e Jorginho Mello, representantes de entidades e comunidade em geral.
A criação da Região Metropolitana do Contestado é outra prioridade da região de Joaçaba. Ela abrangerá 45 municípios, das SDRs de Joaçaba, Caçador, Campos Novos, Concórdia, Seara e Videira, pertencentes às associações dos municípios: do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc), do Planalto Sul de Santa Catarina (Amplasc), do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) e do Alto Uruguai Catarinense (Amauc). Na área de abrangência, de 15.140,690 km², o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) tem uma média de 0,798 (IBGE 2000), o Produto Interno Bruto (PIB) é de R$ 10.225.748,28 (IBGE 2008) e o PIB per capita é de R$ 18.003,78 (IBGE 2008).
Fonte: Acesso em 5 abr. 2012


Região Metropolitana do Contestado com sede em Joaçaba




Nenhum comentário:

Postar um comentário