sexta-feira, 4 de maio de 2012

UDESC em Caçador: Medicina, não. Pedagogia, sim!


UDESC:Reitor afirmou que um curso de Medicina não será possível num primeiro momento

04/05/2012

O prefeito Imar Rocha (PMDB) e a vice-prefeita e secretária municipal de Educação, Luciane Pereira (PT), receberam nesta sexta-feira a visita de uma delegação da Udesc, liderada pelo atual reitor, Antonio Heronaldo de Souza. O dirigente assumiu o cargo no último dia 11 de abril e isso acabou atrasando a visita da equipe, dentro do prazo estipulado pelo governador Raimundo Colombo (PSD).
Apesar do prefeito e da vice relatarem a situação caótica da saúde, principalmente pela falta de médicos especialistas, o reitor afirmou que um curso de Medicina não será possível num primeiro momento. A comitiva afirmou que a missão da Udesc é fortalecer o crescimento econômico e que o curso iria corrigir um problema social, mas que não gera produção nem geração de empregos em larga escala. O assunto será tratado como uma perspectiva futura.
Segundo Antonio Heronaldo de Souza, a intenção neste primeiro momento será de encontrar a matriz produtiva, abrindo curso que precise de mão de obra qualificada, mas que tenha campo de trabalho. “Não podemos abrir e daqui a pouco fechar as portas novamente. Por isso deve ser feito um estudo bem detalhado”, comentou. Segundo ele, o governador pediu inclusive que se faça um trabalho em Lages, para mudar a vocação econômica daquela região, para atrair mais indústrias.
Os dirigentes informaram ainda que a Udesc não possui curso superior de Medicina em nenhuma das 12 cidades que atua, precisando iniciar um processo inclusive junto ao Ministério da Educação. “Garanti ao prefeito que manteremos o pedido e vamos cuidar disso para o futuro”, destacou. Ele anunciou a criação de um grupo de trabalho permanente, que cuidará da implantação da universidade em Caçador.
PÓLO DE PEDAGOGIA TERA INICIO IMEDIATO.
Professores que atuam na rede pública de ensino, seja estadual ou nos municípios pertencentes à AMARP poderão fazer o curso de graduação em Pedagogia gratuitamente. Na próxima semana a Secretaria Municipal de Educação de Caçador iniciará o contato com as prefeituras da região, para que indiquem os acadêmicos interessados. A Udesc não limitou o número de vagas e vai atender todos que precisarem.
Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário