O prefeito de Videira Wilmar Carelli classificou como traição da comissão de análise, o fato dos Polos de Apoio Presencial, (Centro de Formação Profissional Avançado), da UDESC serem instalados em Joaçaba e Caçador e não contemplar Videira. Segundo Carelli, a decisão de que Videira não teria sido contemplada foi conhecida pela Administração através da imprensa.
O prefeito explica que desde 2009 vinha se empenhando para que Universidade se instalasse no município. No segundo semestre de 2009 Carelli participou de pelo menos duas reuniões com a reitoria da Instituição para manifestar o interesse de Videira em receber a Udesc, fato que foi amplamente divulgado na imprensa local e regional. Nessas ocasiões, a Prefeitura assumiu com a reitoria o compromisso de doar um terreno para a construção do campus, assim, como todo o apoio logístico necessário para que a implantação se concretizasse no município.
No início de 2010, mais uma vez o prefeito de Videira procurou a reitoria da Udesc, desta vez, para propor uma parceria com a Unoesc Campus Videira, que se dispôs a ceder parte de sua estrutura para facilitar a vinda de uma universidade pública para o município . Na época um relatório completo, incluindo dados e fotos de toda a estrutura da Unoesc foi anexado a uma proposta oficial e remetido à Udesc. A iniciativa desencadeou, em abril de 2010, a visita de uma comissão da Udesc, encabeçada pelo vice-reitor daquela Instituição, na época, Antonio Heronaldo de Sousa.
Depois disso, muitas especulações foram veiculadas e para reforçar a posição de Videira, em diversas oportunidades em que se encontrou, tanto com o ex-governador Luiz Henrique da Silveira, quanto com o atual governador Raimundo Colombo, Carelli enalteceu o desejo do município receber um Campus da Udesc. Em todos os contatos, com a Udesc, Carelli recebia a garantia que a escolha aconteceria de forma transparente e justa, fato que não se cumpriu.
No último mês, vendo mais uma vez pela imprensa, que a situação já estaria definida pela implantação da Udesc nas duas cidades vizinhas, Carelli mais uma vez foi a Florianópolis e se reuniu com o reitor da Udesc - Sebastião Iberes Lopes Mello, solicitando uma explicação. Da autoridade, Carelli ouviu que diferente da proposta inicial de instalação de um campus, as cidades de Caçador e Joaçaba estariam recebendo um Polo de Apoio Presencial, como o que Videira já possui da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, que, Videira ainda poderia ser contemplada com um Polo da Udesc.
Diante de tal informação, Carelli oficializou o pedido à reitoria, para que Videira também receba a instalação de um Polo de Apoio Presencial, (Centro de Formação Profissional Avançado), da UDESC, pedido este que será encaminhado pelo reitor ao Ministério da Educação. “Os videirenses podem ter certeza que desde que assumimos a Prefeitura, temos agido com firmeza em busca da Udesc em nosso município. Infelizmente, essa articulação não depende apenas de nós, mas enquanto houver esperança estaremos atentos para que esse importante projeto se concretize”.
Fonte: Silvia Palma
Disponível em:
Nenhum comentário:
Postar um comentário