sábado, 7 de abril de 2012

Festa no Contestado: enfim a UDESC em Joaçaba


O governador Raimundo Colombo assinou quinta-feira (5 de abril), em Joaçaba, o termo de instalação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mais de 300 pessoas prestigiaram a solenidade, no Teatro Alfredo Sigwalt.
A UDESC é uma reivindicação antiga da região de Joaçaba, que ganhou força em 2009, quando lideranças se uniram para que um polo da universidade fosse viabilizado no Meio-Oeste catarinense. “Uma grande prioridade está sendo concretizada”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Antônio Lorensetti, destacando o envolvimento das SDRs Campos Novos, Concórdia, Seara e Xanxerê na mobilização.
O próximo passo será o levantamento das demandas e adequações no prédio da antiga Escola Iraí Zílio, que vai abrigar a unidade. O início das atividades é previsto para o segundo semestre de 2012. Além de cursos de graduação, a UDESC pretende implantar em Joaçaba outras duas categorias de atividades: o Programa de Extensão Tecnológica, que, mediante diagnóstico das necessidades, formatará cursos de curta, média e longa duração; e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
“A UDESC cumpre um papel estratégico de desenvolvimento do Estado”, enfatizou o governador Raimundo Colombo, acrescentando que essa é uma conquista não só para Joaçaba, mas para toda a região Meio-Oeste. Para o reitor da universidade, Sebastião Iberes Lopes Melo, o ato representa o primeiro passo de uma grande caminhada.
A Universidade do Estado de Santa Catarina possui, além de Florianópolis, seis polos regionais. Com a assinatura do compromisso da instalação de polos em Joaçaba e Caçador, a UDESC estará presente em todas as regiões do Estado. “As unidades estão sendo distribuídas demograficamente e os cursos estão sendo escolhidos de forma estratégica, de acordo com as necessidades e particularidades de cada região”, disse Colombo.
Fonte: Acesso em 5 abr. 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário