quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Blumenau ganha sua Universidade Federal (pública e gratuita)

O Ministério da Educação acaba de confirmar que, depois de seis anos de reivindicações Blumenau terá uma universidade federal. O anúncio público será feito pela presidente Dilma Rousseff dia 16 de agosto, quando o governo federal apresenta as próximas etapas do plano nacional de expansão do Ensino Superior. confirmou quarta-feira uma fonte do Ministério da Educação.


A dúvida agora é saber se a Furb será incorporada à uma nova Universidade Federal de Blumenau, como deseja o Comitê Pró-federalização da FURB, se será criada uma nova estrutura ou se virá um braço da Universidade Federal de Santa Catarina — possibilidade considerada remota pela reitoria da UFSC. A inclusão de Blumenau no plano de expansão da rede pública de Ensino Superior representa o reconhecimento de uma ampla mobilização da cidadania regional que, em 2002, instituiu um movimento social do qual fazem parte diversos setores da sociedade.

As atividades que o Comitê fez no período compreendem ações de mobilização e reivindicação, desde abaixo-assinados, debates e audiências até o plebiscito promovido em 2008, no qual o Vale manifestou de forma inequívoca o apoio à instalação da federal, incluindo a transferência dos alunos e a cessão do patrimônio e dos servidores da FURB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário