sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Agosto 2011: Política & Políticos 3 x 0 UDESC no Meio-Oeste


A novela da instalação do Campus da UDESC em Caçador teve três novos capítulos políticos na semana de 22 a 26 de agosto, aqui registrados:


1ª - Titon vê solução para disputa da UDESC no meio oeste
 
23/08 - Santa Catarina -  Para solucionar a disputa pela instalação do campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) na região meio oeste, a instituição vai oferecer cursos de extensão de formação profissional nos dois municípios que brigam pela sede da universidade: Caçador e Joaçaba.
A informação foi dada pelo reitor Sebastião Iberes Lopes Melo ao deputado Romildo Titon, durante audiência no gabinete do parlamentar.
“Fico satisfeito em saber que esta briga está caminhando para um resultado positivo, onde a comunidade é quem vai sair ganhando”, disse o deputado que acompanha a expansão da universidade na região, desde o início das tratativas.
Recentemente a UDESC anunciou para o próximo ano investimento de R$ 800 mil para o Programa de Apoio à Extensão (PAEX), que em 2010 atingiu mais de 750 mil pessoas, segundo informações da instituição.
Além dos cursos de extensão de formação profissional, Melo disse a universidade vai oferecer na região cursos de graduação semi-presenciais, onde o aluno frequenta a sala de aula duas vezes por semana. Para Titon a alternativa é positiva: “Entendo que esta pode ser uma forma de reduzir custos e possibilitar a oferta de cursos para mais pessoas. Este é só o início e acredito que a Universidade ainda vai crescer na região”, argumentou.
A UDESC ainda não fez o anúncio definitivo de onde será instalado o novo campus da instituição.
Disponível em: .

2ª - Sopelsa cobra de reitor da Udesc esforço por campus no meio-oeste

25/08 - Ao presidir a sessão plenária que aprovou a criação do novo campus da Udesc em Balneário Camboriú, bem como outro projeto que garantiu a adequação do plano de carreira da instituição, permitindo a criação do corpo funcional para a nova unidade da universidade estadual, o deputado Moacir Sopelsa (PMDB) chamou a atenção do reitor Sebastião Lopes Melo, na tarde desta quarta-feira (24), para a importância do planejamento de expansão também contemplar a região meio-oeste.
“O reitor que está aqui presente deve observar que olhando o mapa de Santa Catarina, o meio-oeste ainda não tem um pontinho marcando a presença da Udesc em nossa região”, disse Sopelsa, cobrando do professor Sebastião que a universidade pública estadual direcione esforços para a criação de um novo campus num futuro breve.
As tratativas para a criação do campus que atenderá a região da Foz do Itajaí iniciou no ano passado, inclusive com o aumento da participação da Udesc no orçamento estadual a partir de 2012. Tudo indicava que a nova unidade seria no meio-oeste, tanto é que se estabeleceu uma disputa entre vários municípios como possíveis sedes.
A decisão do conselho superior da universidade, de levar o projeto para Balneário Camboriú chegou a surpreender alguns deputados. “Aqui estamos de portas abertas para a Udesc, mas queremos que ela também olhe para a nossa região”, manifestou-se Sopelsa.
Disponível em: .

3ª - Saretta defende UDESC no Meio Oeste

25/08 - Na manhã desta quarta-feira (24), durante a reunião da comissão de Finanças e Tributações, o deputado Neodi Saretta (PT) defendeu a necessidade da expansão do ensino superior e profissionalizante público, em Santa Catarina.
Durante a reunião, onde teve a participação de Sebastião Iberes Lopes Melos, reitor da Udesc, o deputado disse que é importante e urgente a expansão da Udesc para o Meio Oeste
Saretta, que defende o ensino superior gratuito para mais regiões do Estado, lembrou ainda que, num prazo máximo de cinco anos, as cidades Concórdia e São Miguel do Oeste, poderão ser sedes de mais dois campi da Universidade Federal da Fronteira Sul, assim, com a Udesc no Meio Oeste, a região ficaria muito bem servida em termos de ensino superior gratuito.
O deputado falou também de sua participação em reuniões, como as que foram realizadas nos municípios de Capinzal e São Lourenço do Oeste, que objetivam a expansão do Instituto Federal para outras cidades do estado.
Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário