quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Blumenau conquista ensino superior público e gratuito

Como havia prometido, em Brasília, no dia 16 de agosto, a presidente Dilma Rousseff anunciou que o Ministério da Educação implantará um Campus Avançado da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na cidade de Blumenau, assim atendendo as reivindicações da sociedade do Vale do Itajaí.

Porém, o anúncio contrariou as expectativas dos blumenauenses, que reivindicavam a federalização da Universidade Regional de Blumenau (FURB), e também até de outros segmentos que queriam a criação e implantação de uma nova Universidade Federal do Vale do Itajaí em Blumenau, separa da FURB e da UFSC.
O “Jornal de Santa Catarina” de Blumenau noticiou no dia 17 que “Em vez de federalizar a FURB, como desejavam as autoridades catarinenses, o governo admite adotar a estrutura e os servidores da universidade municipal para deflagrar o novo braço da UFSC. Segundo interlocutores do Planalto, a presidente Dilma Rousseff tem rechaçado a hipótese da federalização para evitar uma corrida de estabelecimentos de ensino falidos a Brasília”.
A Universidade Regional de Blumenau compõe o Sistema ACAFE de educação superior e é uma das principais de Santa Catarina. Criada pelo Município, sobrevive principalmente com mensalidades cobradas dos alunos e também com verbas da Prefeitura de Blumenau.
A Prefeitura de Blumenau, à qual a FURB está vinculada, não desiste da intenção de se livrar do sustento da fundação municipal e repassá-la ao poder público federal, para que seja oferecido ensino público e gratuito.
A porta está aberta para vir a se desenvolver um modelo que envolva uma parceria, resgatando as premissas deste movimento histórico de uma universidade federal naquela região e que o MEC dialogue com a FURB no que se refere aos estudantes, patrimônio, aos professores e técnicos administrativos. Porém, o MEC advertiu que, caso se concretize a operação, se recusa a assumir qualquer passivo da FURB.
De uma forma ou de outra, com ou sem UFSC ou FURB, Blumenau ganhou da Presidência da República uma instituição que funcionará a partir do ano que vem com ensino superior público e gratuito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário