quinta-feira, 29 de julho de 2010

Udesc: Câmara de Joaçaba propõe Emenda na LDO do governo

29/07 - A Câmara de Vereadores de Joaçaba, através da Comissão de Educação, volta a se mobilizar na busca pela implantação de um campus da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Joaçaba. A mobilização se deu após a Comissão tomar conhecimento de que, até o momento, o governo do Estado não incluiu na Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2011, orçamento para instalação de um novo campus da universidade na região Oeste e/ou Meio-Oeste.

Como a LDO do governo já está na Assembléia para ser votada, a Comissão Permanente de Educação, Esportes, Cultura e Turismo, composta pelos vereadores Elói Hoffelder (presidente), Ademir Zanchetta (vice-presidente) e José Junqueira de Carvalho (relator), mobilizou a comunidade com a realização de uma audiência pública, na tarde de quarta-feira (28) com o objetivo de formalizar um documento a ser encaminhado a Comissão de Educação da Assembléia e a todos os demais deputados, propondo a criação de uma Emenda que estabeleça um percentual no orçamento do governo para a implantação de um novo campus da universidade no Oeste, especificamente na cidade de Joaçaba.

Os três vereadores disseram estarem surpresos pelo fato de que a LDO do governo prevê a implantação de um novo campus da Udesc em Balneário Camboriú e não no Oeste, como a própria Udesc e o governo já haviam anunciado e se comprometido. “Estão desrespeitando o processo democrático que já escolheu a cidade de Joaçaba para ser sede do novo campus”, afirmaram Hoffelder, Zanchetta e Junqueira

Deliberações: Ficou estabelecido na audiência que será formalizada a solicitação da inclusão de 0,25% na LDO para criação do campus no Meio-Oeste. Que será formado um acordo político que possibilite a criação do campus no Meio-Oeste e que será solicitada uma audiência pública com o governador Leonel Pavan para oficializar o pedido.

A iniciativa da Câmara recebeu apoio de diversos segmentos da comunidade, entidades representativas, secretaria regional e dos deputados Moacir Sopelsa e Pedro Uczai. Os demais vereadores por Joaçaba, Mário Wolfart, Fabiano Piovezan, Sueli Ferronato, Francisco Moreira Lopes, André Dalsenter e Luiz Vastres estiveram presente e reforçaram a necessidade da vinda da Udesc para Joaçaba e do governo viabilizar o compromisso já assumido.

Entenda o caso: A própria Udesc iniciou um movimento em 2009 visando a instalação de um campus na região Oeste e/ou Meio-Oeste. Após inúmeras reuniões e debates, a universidade determinou que a cidade sede deveria atender a índices técnicos. Joaçaba foi a cidade que atendeu a estes índices estabelecidos pela Udesc, obtendo o primeiro lugar na classificação final com 93,33 pontos. Porém, após estas deliberações, encaminhamentos diferentes foram dados pela própria Udesc.

Disponível em: http://www.bomdiaoeste.com.br/joaçaba.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário