quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Concórdia quer campus da Universidade Federal


Durante a reunião da Amauc (Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense), na manhã de quinta-feira, dia 23 de agosto, o prefeito de Concórdia solicitou apoio dos prefeitos da região para a instalação de um campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) no município. Todos os prefeitos, incluindo o presidente da Amauc, assinaram o ofício, que foi enviado ao reitor da UFFS, Jaime Giolo, em Chapecó, que ratifica o desejo da Administração Municipal em instalar um campus da universidade no município. A opinião é unânime: “vai beneficiar a todos os municípios da região”. O documento foi apresentado aos prefeitos da região pela diretora de Educação Márcia Farinella e pela diretora de Administração, Elizete Pedot, esta última que já foi Diretora de Ensino do campus da Universidade do Contestado de Concórdia.
O texto do documento enviado ao reitor da UFFS discorre que “sabedores do recente posicionamento do Governo Federal, pelo Ministério da Educação, em favor da ampliação de vagas e abertura de novos cursos, de modo especial, nas instituições federais e do desejo da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), em implantar os cursos de Medicina e Engenharias na região da Grande Fronteira do Mercosul, gostaríamos de externar nosso apoio”.
Ainda conforme o documento “o cenário nacional fortalece ainda mais nossas reivindicações quanto à necessidade destes cursos. Afinal, somos uma região em pleno desenvolvimento e sentimos de perto os reflexos da ausência desses profissionais. Manifestamos, assim, nosso apoio à expansão da UFFS, para outros municípios de sua abrangência, respeitando a indicação do Movimento Pró-Universidade, especialmente para os campi de Concórdia e São Miguel do Oeste, SC, além de Passo Fundo, RS”.
Os prefeitos da Amauc apoiam a criação de cursos na área das engenharias Civil, Química, Elétrica, Mecânica, de Computação e outros para o município de Concórdia. “Defendemos também a já anunciada criação do Curso de Medicina, nos campi de Passo Fundo e de Chapecó, bem como reivindicamos a instalação de outros cursos na área da Saúde, como Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e outros. Solicitamos que as autoridades competentes empenhem esforços no sentido de contemplar este pleito, pois trata- se de assunto da maior relevância para toda a população regional”, assim finaliza o documento.
Fonte: . Acesso em: 23 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário