quinta-feira, 22 de março de 2012

Udesc aprova instalação de campus em Caçador e Joaçaba


O Conselho da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aprovou, nesta quarta-feira, a implantação de um campus em Caçador. A instalação deve acontecer no próximo dia 5 de abril.
Além de Caçador, a Udesc deve se instalar em Joaçaba, onde terá cursos na graduação, extensão e capacitação, atendendo demanda regional, com base no Plano de Desenvolvimento Regional do Vale do Rio do Peixe, com funcionamento na Escola Estadual Iraí Zílio.
Já em Caçador, a Universidade do Vale do Rio do Peixe (Uniarp) cedeu um bloco para sua instalação. Ao que indica, Caçador terá um Campus da saúde.
“Demos um grande passo para a instalação da Udesc em Caçador com aprovação pelo Conselho Universitário da criação desse novo campi. Agora é continuarmos na luta pela sua instalação”. Assim o secretário de Infraestrutura e deputado estadual Valdir Cobalchini comentou a decisão da instituição.
 
De acordo com Cobalchini, essa decisão já era esperada, já que no Governo anterior estava tudo certo para a criação do campus de Caçador, mas por pressões políticas regionais acabou não ocorrendo. “Eu trabalho sem olhar para o passado, mas nós já vínhamos discutindo esse tema desde quando eu era secretário da SDR de Caçador e depois continuamos quanto estive na Casa Civil. Esse momento só coroa uma etapa da nossa luta”, afirmou Cobalchini.
 
Segundo o secretário, agora é necessário discutir com a comunidade quais os cursos que serão criados, atendendo a necessidade da região. “Nós temos a garantia do governador Raimundo Colombo de que o campus será implantado ainda neste ano. Por outro lado, temos um acordo com a Uniarp que está cedendo para de suas instalações. Então vamos acelerar essas decisões para que em 2013 já possamos ter em Caçador os primeiros cursos”, enfatizou.
 
Na opinião do secretário, a criação dos campi da Udesc em Caçador e Joaçaba é uma vitória de toda a região. “É um compromisso que assumi com a região durante a última campanha eleitoral e que estamos vendo ser cumprido, com o apoio do nosso governador. Mas a sociedade deve continuar mobilizada para que possamos efetivar essa conquista e trazer os cursos”, argumentou.
 
Cobalchini informou ainda que está agendando para os próximos dias  uma visita do governador a Caçador para a instalação do campus. “Queremos fazer esse evento antes da mudança do reitor, até para fazermos uma homenagem ao professor Sebastião Iberê Lopes Melo, que nos ajudou muito nessa conquista”, finalizou.

Fonte: Caçador online, 22 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário