sexta-feira, 30 de setembro de 2011

UDESC em Joaçaba e Caçador: Novo capítulo

Udesc terá novos polos em Caçador e Joaçaba, no Meio-Oeste de Santa Catarina
As cidades devem começar com Pedagogia a distância pela UAB

Daisy Trombetta

Embora os cursos ainda não estejam definidos, dois polos de apoio presencial da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) devem ser instalados ainda este ano no Meio-Oeste de Santa Catarina. Os municípios de Joaçaba e de Caçador ganharão, respectivamente, unidades de ensino nas áreas técnica e de saúde.

O primeiro passo deve ocorrer na prática ainda no mês de novembro. A data deve marcar a inauguração paralela dos dois polos. No início, serão instalados apenas serviços administrativos e organizacionais. Conforme o diretor-geral do Centro de Educação à Distância da Udesc, Estevão Roberto Ribeiro, a montagem dos polos depende, ainda, da fiscalização do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para que isso ocorra, é necessário também que o termo de posse dos imóveis doados pelo município à universidade seja oficializado.

Oferta de cursos deve começar em 2012

A oferta do ensino gratuito aos estudantes da região deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2012, conforme o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Jair Lorensetti. Ainda não está definido o número de vagas e os cursos. Segundo ele, a unidade de Joaçaba deverá concentrar o ensino em quatro eixos centrais: energias e florestas renováveis, alimentos (com foco na bacia leiteira), metal-mecânica e biomedicina. Em Caçador, a área da saúde será contemplada. A expectativa é de que Medicina e Odontologia integrem a lista.

— O início dos cursos depende de legislação, de aprovação. Queremos ensino que atenda à demanda dos estudantes da região — frisa Lorensetti.

Ambas as cidades já disponibilizaram estruturas para abrigar a Udesc. Em Joaçaba, o Estado doou o imóvel onde funcionava a Escola Iraí Zílio, no Bairro Flor da Serra.

Caçador

Já em Caçador, a Universidade do Vale do Rio do Peixe (Uniarp) cedeu um bloco. A criação de um centro da Udesc na região, que seria sucessivo aos polos, depende, principalmente, do aumento do repasse do governo à entidade. Conforme Lorensetti, o Estado já teria fechado acordos para garantir a verba extra. O curso de Pedagogia gratuito já está garantido nos dois polos, a partir do ano que vem, pela da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Em cada local, serão ofertadas entre 120 e 300 vagas, dependendo da demanda. As aulas serão à distância, com supervisão da Udesc.

Disponível em: http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/. Acesso em 29 set. 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário