domingo, 29 de julho de 2012

“Proposta” para instalação da UDESC em Joaçaba... (ou o “logro” se expande...)


A Reitoria da UDESC (de Florianópolis, Ilha de Santa Catarina), acaba de anunciar sua decisão de enrolar também Joaçaba – e não apenas Caçador - na questão da instalação de um pedaço seu no Meio Oeste Catarinense.
O secretário regional Jair Antônio Lorensetti se reuniu, nesta quinta-feira (26 de julho), com representantes da Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (Acioc) e da Associação dos Municípios do Meio-Oeste Catarinense (Ammoc).O objetivo foi discutir a proposta apresentada pela Universidade de Santa Catarina (Udesc) para a implantação do polo de Joaçaba, incluindo alguns dos cursos que devem ser oferecidos já a partir do segundo semestre de 2012.
A Udesc prevê a instalação, inicialmente, com cursos à distância, de capacitação profissional e pós-graduação. Em outro momento devem ser viabilizados cursos superiores na área de tecnologia, que podem se transformar em cursos de bacharelado. Após a análise da proposta, que será feita com base nas demandas da região, o reitor da universidade deve vir a Joaçaba a convite da Acioc e da Ammoc. A reunião para as últimas tratativas deve ser realizada no mês de agosto. “Vamos estabelecer um calendário para que o ingresso da instituição em Joaçaba aconteça nos próximos meses”, ressalta Lorensetti.
O polo da Udesc em Joaçaba será instalado na antiga Escola Iraí Zílio, no bairro Flor da Serra. O prédio será adaptado para receber a estrutura. Na última semana, o diretor do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Udesc, Estevão Roberto Ribeiro, esteve em Joaçaba para uma vistoria no local. A acessibilidade é uma das questões a serem resolvidas.
Participaram da reunião: o presidente, o vice-presidente e a gerente Executiva da Acioc, Jorge Tennenberg, Mircon Roberto Becker e Chaiene Fernanda Vivan, respectivamente; a presidente da Ammoc, prefeita Nelci Trento Bortolini; além da gerente de Educação da SDR Joaçaba, Maria Carlesso Doré.
Fonte: http://www.bomdiasc.com.br/cidades/iomere/iomere.php. Acesso em 29 jul. 2012.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

UDESC: mais um balde de água fria em Caçador


Uma comitiva caçadorense esteve em Florianópolis dia 16 de julho, quando – mais uma vez – puderam constatar que continua à deriva o antes reivindicado, depois prometido e nunca cumprido plano de instalar um Campus Universitário da UDESC na cidade de Caçador.
Ao contrário, a UDESC pretende instalar cursos técnicos, com o que irá competir com SENAI, SENAC e Instituto Federal, assim nada acrescentando à Educação no Alto Vale do Rio do Peixe. O Reitor da UDESC também prometeu realizar em Caçador cursos de extensão, mesmo que para isso a universidade sequer precise instalar uma sala na cidade. Foi anunciada a oferta de um curso de especialização lato sensu, coisa que qualquer instituição de educação superior pode realizar, inclusive a UNOESC, a UnC ou qualquer outra. Na promessa, também cursos de tecnologia e de bacharelado, no futuro, se houver demanda. Da mesma forma, foram prometidos cursos de educação a distância, o que já existe de sobra por aqui.
Não se sabe mais quem quer enganar a quem nestas alturas do ano eleitoral
A “alviçareira notícia”, que registrou o encontro de 16 de julho, como se fosse grande coisa, segue aqui:

Udesc instalada em
Caçador ainda este semestre
  
Comitiva caçadorense composta pelo secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Beto Cruz, prefeito Imar Rocha e o gerente regional da Fatma, Dario Francio, acompanhados do secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini, estiveram em reunião.
Na segunda (16) em Florianópolis a comitiva de Caçador reuniu-se com o reitor da Udesc, Antônio Heronaldo de Sousa e equipe da Universidade, a fim de dar andamento à instalação do pólo de extensão em Caçador.
Todos os presentes assistiram a slides com o histórico da Udesc no Meio-Oeste catarinense e como está sendo planejado o ingresso da instituição em Caçador nesta primeira etapa que deverá iniciar ainda neste segundo semestre de 2012, primeiramente com cursos técnicos de curta duração, projetos de extensão e cursos a distância.
Os cursos técnicos tem por objetivo atender a demanda regional das mais variadas áreas e será feito através de parceria com empresas de renome nacional . A intenção da Universidade também é a abertura de um curso de pós-graduação latu sensu no ano de 2013. Em um segundo momento pretende-se implantar cursos superiores de tecnologia e após um período estes cursos podem transformar-se em cursos de bacharelado conforme a demanda regional, fazendo parte da etapa final para expansão.
Antônio de Sousa ressaltou que para iniciar o projeto a curto prazo é preciso a definição do espaço físico (números de salas de aula, espaços administrativos, etc) e convênios com a prefeitura e empresas que atuam nos ramos a serem oferecidos os cursos técnicos. Nesta linha a conversa se estendeu para que também os representantes de Caçador possam organizar essas ações em seu retorno, junto as entidades representativas e sociedade civil organizada.
O prefeito Imar Rocha ficou satisfeito com o posicionamento da Udesc em criar cursos técnicos nesta primeira etapa que beneficiem áreas que Caçador possui vocação, como a área da mecânica. “Temos preocupação sim com a área da saúde e não está fora dos planos, mas criar cursos que visualizem nossas empresas que estão evoluindo e exigindo mão de obra qualificada, sem dúvida será de grande valia nesta primeira etapa”, declarou.
O secretário regional Beto Cruz se colocou a disposição como representante do Governo do Estado na região, para o pronto atendimento dos trabalhos que envolvem esta primeira etapa. “Somos parceiros desta ação tão esperada pela população da região e agradecemos a atenção do reitor Antônio de Sousa em nos receber para aprofundar este início de trabalho”.
Cobalchini solicitou ao reitor para que a instalação dos primeiros cursos efetivamente aconteçam neste semestre, pois é algo aguardado por todos. “A Udesc tem em mim um defensor ardoroso e seria uma vitória para todos da região que esta Universidade se instale o quanto antes. Como representante da região contem comigo para trabalhar no encurtamento dos prazos. Estamos aqui para cooperar”.
Fonte: http://www.bomdiasc.com.br/cidades/cacador/cacador.php