terça-feira, 13 de outubro de 2009

Reno Caramori pede para o Estado comprar vagas na UnC

Deputado apoia idéia e sugere solução inteligente

O deputado estadual Reno Luiz Caramori, representante de Caçador e Centro-Oeste Catarinense na Assembléia Legislativa, entrou em contato conosco ainda antes da Assembléia Geral Extraordinária da Fundação UnC-Caçador do dia 6 de outubro, para hipotecar seu apoio ao processo de unificação administrativa da Universidade do Contestado. Reno foi Diretor-Presidente da Instituição entre 1976 e 1980, enquanto era Prefeito de Caçador e a entidade chamava-se FEARPE, tendo sido um dos apoiadores da criação da UnC. Em Florianópolis, tem sido o porta-voz da UnC de Caçador no parlamento.

Agora, segundo Reno Caramori, "a carência de vagas e cursos gratuitos em instituições de ensino superior de qualidade pode ser suprida através da assinatura de convênios entre o governo e as instituições existentes, com boa estrutura e condições de funcionamento". Esta idéia não é nova e também não é de sua autoria; foi proposta antes pela própria UnC, e ele a defende como a saída mais rápida, econômica e inteligente para o problema, principalmente em Caçador e região. De acordo com o parlamentar, "esta fórmula é utilizada em países desenvolvidos com comprovados ganhos, de várias formas e serviria também para Santa Catarina" (In: Aloguia). Para Reno Caramori, desta maneira, economiza o governo e ganham os estudantes e a sociedade de maneira geral.

Para o parlamentar, "dispensados os gastos com a aquisição de imóveis, construção de estruturas físicas caras, compra de equipamentos e constituição de corpo funcional qualificado, a verba da educação pode ser potencializada se dirigida única e exclusivamente para vagas e cursos, de acordo com a demanda de cada região". O que o deputado pretende é que o Estado concretize uma antiga reivindicação caçadorense: que compre vagas dos cursos de licenciaturas e de alguns outros cursos superiores, não só da UnC em Caçador, mas também nos campi de Concórdia, Mafra, Canoinhas, Curitibanos, e nos núcleos de Fraiburgo, Santa Cecília, Monte Carlo, Rio Negrinho, Porto União, Papanduva e Seara, possibilitando aos alunos estudo gratuito.

Impossível o deputado Reno Caramori não estar consciente de que, para que isso aconteça, em primeiro lugar é necessária a manutenção da Universidade do Contestado em plena atividade, sem desintegração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário