sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Acadêmicos da UnC de Caçador não acatam a decisão
da Assembléia da Fundação UnC-Caçador contra a unificação


Novamente, cerca de 1.500 acadêmicos do Campus de Caçador da Universidade do Contestado lotaram a platéia do Teatro do Contestado, agora na noite de quinta-feira 8 de outubro, para discutirerm a manifestação da Assembléia da Fundação UnC-Caçador, tomada na noite de terça-feira dia 6, de não participar do processo de unificação administrativa da Universidade do Contestado.
O evento, convocado pela Direção Acadêmica, depois de ouvidas as coordenações de cursos, foi acompanhado pelo Diretório Central de Estudantes - DCE. Por acordo, envolvendo a Associação de Funcionários e Professores, as aulas foram suspensas nesta noite, com o que os professores e técnicos acompanharam os debates e classificaram o evento como "aula de cidadania".
A Presidência da Fundação desta vez não chamou a Polícia Militar, com pelotão armado, camburão, cães amestrados (importados de Fraiburgo), cavalaria e escopetas, além de reforço dos guardas da vigilância patrimonial, como fez - sem necessidade - na terça-feira.
O clima geral foi de repúdio à votação da Assembléia da Fundação UnC-Caçador, contrária a unificação da nossa universidade e, porconseguinte, a favor de "vôo solo" para Caçador, pela transformação do campus em centro de ensino, assim optando por uma possível retirada do corpo da instituição regional.
Durante o encontro acadêmico, a "aula-cidadã" ouviu, falou, debateu e decidiu tomar algumas medidas de ordem administrativa, econômica e judicial para a defesa dos direitos dos alunos. A aula não terminou. Foi suspensa, a reiniciar na noite desta sexta-feira 9 de outubro, para a retomada das discussões e definições sobre os trabalhos a serem concretizados.
Os mandatários da Fundação UnC-Caçador empenhados na campanha do "contra" a UnC, claro, quando alunos, não tiveram acesso às aulas da disciplina História do Contestado, onde, sobre a Guerra do Contestado, teriam aprendido:
Para a posteridade, o Homem do Contestado legou a Santa Catarina uma herança cultural que inclui: uma lição de valentia e de bravura, não se submetendo à tirania e à opressão, preferindo lutar e morrer tentando ser livre; [..] finalmente, uma contribuição ímpar na descoberta de caminhos para levar os catarinense a conquistar a sua cidadania através da ação comunitária (THOMÉ, Nilson. Breve História da Guerra do Contestado. Caçador: 2005).
Nos tempos da boa UNE - União Nacional dos Estudantes, na época da didatura militar, este tipo de reação acadêmica do Caçador 2009, seria equiparada ao movimento que ficou conhecido como "RESISTÊNCIA ATIVA !"

Nenhum comentário:

Postar um comentário